ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cabo Verde regista primeiro caso suspeito de microcefalia com possível associação ao Zika 16 Mar�o 2016

Cabo Verde registou esta semana o primeiro caso suspeito de microcefalia, com provável associação ao vírus zika. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde em conferência de imprensa na capital.

Cabo Verde regista primeiro caso suspeito de microcefalia com possível associação ao Zika

O MS revela que a criança foi identificada no quadro da vigilância estabelecida para as grávidas pelos serviços de saúde e o caso foi comunicado à Organização Mundial da Saúde, no quadro do Regulamento Internacional. Para a investigação sobre se este caso de microcefalia tem ou não ligação com a infecção pelo vírus zika, os serviços nacionais de Saúde vão seguir o protocolo previsto.

Segundo o director nacional da Saúde, Tomás Valdez, a criança será seguida em consultas de pediatria e de neuropediatria, associando-se a outras especialidades para, de forma precoce, estimular o desenvolvimento de alguma capacidade e autonomia básica da criança. “Amostras biológicas colhidas” (tanto à mãe como à criança) vão ser enviadas “ao laboratório correspondente à rede de Centros Colaboradores da OMS para confirmação laboratorial da infecção”, explicou.

De referir que, durante a evolução da epidemia em Cabo Verde, foram registadas 165 grávidas com suspeitas de infecção pelo vírus zika. Até agora já foram reportados partos a 44 grávidas do grupo e nenhuma criança apresentou condição clínica compatível com microcefalia. Este caso acontece numa altura em que se constata uma evolução favorável na luta contra a doença aqui no país, segundo o Ministério da Saúde.

Lembra ainda a nossa fonte que os casos notificados de vírus zika se concentraram sobretudo na ilha de Santiago e no município de São Filipe, no Fogo. Nas ilhas do Maio e Boa Vista não há registo de ocorrências no período considerado. Quanto às ilhas do norte, nunca tiveram casos notificados.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau