DESPORTO

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cabo Verde sobe três posições no ranking da FIFA 16 Outubro 2017

Apesar da derrota na última semana, frente ao Senegal no decisivo jogo da quinta jornada do Grupo D de apuramento da zona africana para o Mundial de 2018, na Rússia, a selecção cabo-verdiana de futebol subiu três posições no ranking da Fifa e ocupa agora o 64º posto a nível mundial, revela esta segunda-feira, 14, o site da organização máxima de futebol mundial. Agora com 568 pontos, Os "Tubarões Azuis" também figuram em 11º lugar na classificação africana, à frente dos Guiné e atrás da Costa do Marfim. A actualização feita esta segunda-feira pela FIFA serve ainda para definir os cabeças de série no sorteio dos grupos do Mundial.

Cabo Verde sobe três posições no ranking da FIFA

A nível dos países africanos que falam a língua portuguesa (PALOP), Cabo Verde tem a melhor cotação. A seguir está a Guiné Bissau 88.º (também subiu 6 lugares), Moçambique 111.º, Angola 139.º e São Tomé e Príncipe fecha no 176.º lugar.
A FIFA coloca Tunisia no 28º lugar, como a melhor selecção africana (834 pontos), seguida do Egipto no 30º (818 pontos) e Senegal no 32 º (815 pontos).

A Alemanha continua líder, seguida de perto pelo Brasil, enquanto Portugal completa o pódio, tendo também a aproximação da Argentina. De destacar o regresso da Espanha ao top ten, no qual entrou também o Peru. O próximo Ranking Mundial FIFA / Coca-Cola será publicado em 23 de novembro de 2017.

Eis o ranking

  1. Alemanha, 1631 pontos
  2. Brasil, 1619
  3. Portugal, 1446
  4. Argentina, 1445
  5. Bélgica, 1333
  6. Polónia, 1323
  7. França, 1226
  8. Espanha, 1218
  9. Chile, 1173
  10. Peru, 1160

Cabeças de série no sorteio da fase final do Mundial

A actualização feita esta segunda-feira pela FIFA serve ainda para definir os cabeças de série no sorteio dos grupos da Copa do Mundo da Rússia, marcado para próximo dia 1º de dezembro na Rússia. A Alemanha puxa a fila dos sete primeiros colocados, que juntamente com os anfitriões russos estão garantidos no pote 1 o Brasil, que mantém a segunda colocação, seguido de Portugal, Argentina, Bélgica, Polónia e França.

Já são 23 países classificados para o Mundial na Rússia. Restam nove vagas, que estão sendo disputadas por outras 20 selecções.

Além das selecções do pote 1, outros cinco países classificados - Espanha, Inglaterra, Colômbia, México e Uruguai - também estão garantidos no pote 2, pois não podem ser ultrapassados por mais de três selecções que ainda estão na briga. Pelo mesmo princípio, estão confirmados no pote 3 as selecções de Egito e Irã, assim como Panamá, Coreia do Sul e Arábia Saudita ficam no pote 4.

As demais selecções dependem das definições das repescagens e das eliminatórias africanas para conhecerem em quais potes estarão. Com a boa campanha nas Eliminatórias Sul-Americanas, o Peru ganhou duas posições no ranking e entrou no Top 10. Caso passe pela Nova Zelândia na repescagem e garanta classificação para o Mundial e ficarão no pote 2.

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau