DESPORTO

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cabo Verde vence Zâmbia na segunda jornada de qualificação para o CAN 2015 10 Setembro 2014

A seleção de Cabo Verde venceu esta quarta-feira, 10, a Zâmbia por 2 a 1 no segundo jogo de qualificação para o CAN 2015. Cerca de 14 mil pessoas presenciaram uma emocionante vitória dos Tubarões Azuis, na estreia do novo Estádio Nacional.

          Cabo Verde vence Zâmbia na segunda jornada de qualificação para o CAN 2015

Emoção do inicio ao fim da partida, marcou a estreia do primeira jogo de Cabo Verde no novo Estádio Nacional. 14 mil pessoas viram de perto uma excelente partida de futebol, em que os Tubarões Azuis derrotam a Zâmbia por duas bolas a uma.

A partida começou com ambas as equipas tímidas no ataque, mas foi Cabo Verde quem criou a primeira situação de golo. Aos 16 minutos por intermédio de Odair Santos, numa jogada individual, deixou a defesa zambiana em sentido, mas atirou ao lado da baliza.

O golo de Cabo Verde surge ao minuto 31 da primeira parte, num remate fora da área e bem colocado por Zé Luís. O estádio nacional “tremeu” de emoção, que se traduziu em gritos e pulos de alegria.

A partir daí, a seleção nacional recuou no terreno, dando espaços aos jogadores chipolopolos. E foi na segunda parte, aos 17 minutos que surge o golo da Zâmbia, por parte de Milenga. Um golo contra a corrente de jogo, que esboçou desde logo uma reação por parte de Cabo Verde.

Rui Águas percebeu então que precisa mexer na equipa e, lançou para os últimos 20 minutos, Heldon Ryan e Nuno Rocha. Cabo Verde ficou muito mais rápido e ofensivo.

O golo da vitória surge no minuto 35, numa sintonia fantástica entre Ryan e Heldon, que culminou com a finalização do jogador do Lille da França e garantiu assim os 3 pontos para Cabo Verde.

No final da partida o selecionador nacional, Rui Águas, declarou que esta vitória dá, de certa forma, algum conforto para o próximo encontro com Moçambique, mas alerta que cada jogo tem uma história diferente.

“Com esta vitória estamos agora com 6 pontos, o que nos deixa mais confortáveis para o próximo jogo e mais confiantes. Mas temos que contar connosco, porque apenas jogamos um terço da qualificação, não chega para classificar. Vamos ter que manter a nossa postura, porque é assim que tem que ser” sublinha o selecionador nacional.

No outro jogo do grupo, Moçambique e Niger empataram a uma bola. Portanto Cabo Verde líder com 6 pontos, Moçambique tem 2, Zâmbia 1 e Níger contam apenas 1 ponto.

Hélio Robalo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau