ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cabo-verdianos movimentam mais de um milhão e 500 mil contos antes do Natal 24 Dezembro 2014

Os cabo-verdianos movimentaram mais de um milhão e 500 mil contos na semana que antecedeu o Natal. Só nas Caixas Vint24 foram levantados mais de 900 mil contos, enquanto os terminais de pagamento (POS) nos estabelecimentos comerciais movimentaram o valor de 670 mil contos.

Cabo-verdianos movimentam mais de um milhão e 500 mil contos antes do Natal

Os dados são da Sociedade Interbancária e Sistema de Pagamentos (SISP). Segunda-feira, 22, foi o melhor dia de todo o mês de Dezembro - as transações nos POS nos estabelecimentos comerciais atingiram 145 mil contos e os levantamentos das Caixas Vint4 fixaram-se nos 200 mil contos.

Antão Chantre explica que esta movimentação de dinheiro revela um ligeiro aquecimento neste mês de Dezembro, comparativamente com o mesmo período de 2013. “Estamos a ter um crescimento de 7% face a 2013 em termos de levantamento. Em compras esse crescimento é de 20%”, revela à RCV.

O mapa das transações de Dezembro mostra que mais de 4.400 mil contos já foram movimentados. Foram levantados 2.350 mil contos e foram pagos 1.840 mil contos em cartão. Para o Sisp, este aumento de transações através das redes electrónicas deve-se à expansão do serviço e à confiança dos consumidores.

“Hoje, cada vez mais, os cabo-verdianos optam pelo Cartão Vint4. Tivemos um aumento de 5% em termos do número de utilizadores. São mais 7.000 novos cartões. Cada vez mais, os cabo-verdianos usam os POS para fazer pagamentos. Há uma tendência para comprar prendas e outros produtos com cartões” .

A dois dias do Natal, o aumento é de 7% nos levantamentos, que já vão nos 2.350 mil contos. As compras através do terminais de pagamento nas lojas somam 1.840 mil contos, que representam um aumento de 20% comparativamente a 2013.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau