SOCIAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cadeia Central da Praia equipa-se com sistemas modernos de segurança 01 Junho 2015

O Ministério da Justiça acaba de equipar a Cadeia Central da Praia com modernos dispositivos de segurança: bloqueador de telemóveis e um novo sistema de vídeo-vigilância. Esses equipamentos, que substituem os que estavam avariados há vários anos, representam o começo de um leque de medidas já anunciadas pelo Governo que está a chegar por fases para garantir a segurança no maior estabelecimento prisional do país.

Cadeia Central da Praia equipa-se com sistemas modernos de segurança

Há cerca de duas semanas que foram instalados dentro e fora do recinto prisional sistemas de vídeo-vigilância. E a última novidade foi o bloqueador de telemóveis, o que significa que a partir de agora as chamadas móveis deixam de existir dentro ou nos arredores da cadeia de São Martinho.

De acordo com o director da Cadeia Central da Praia, os novos equipamentos vão permitir uma vigilância mais apertada aos reclusos, ao mesmo tempo que garantem respostas rápidas em situações mais críticas, de forma a garantir a segurança neste estabelecimento prisional que conta hoje com uma população de 1.108 presos: Muitos por crimes de natureza transnacional tais como tráfico de drogas e associação criminosa.

António Maria Lopes diz que esses apetrechos fazem parte de um macro projecto do Ministério da Justiça que, numa primeira fase, também vai dotar o maior estabelecimento do país de equipamentos mais modernos, por exemplo, rádios de comunicação. Os dois sistemas de raio-x, que também estavam avariados, vão ser substituídos por outros novos estando no momento a ser instalados.

Daí que esta é “a boa nova” para a maior cadeia do país que, confrontado nos últimos tempos com novos tipos de presos – de elevado perigo - quer mudar a sua estratégia de intervenção implementando medidas certas de segurança.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau