CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cães atacam gado em São Lourenço na ilha do Fogo 20 Junho 2017

Os criadores de gado da freguesia de São Lourenço, concelho de São Filipe, desesperam impotentes perante cães vadios que já elegeram as suas cabras, como repasto preferido. Só neste neste mês, criadores já perderam aproximadamente duas dezenas de gado. Um número preocupante para uma população maioritariamente pobre e que tem na pecuária e agricultura como o sustento para a família.

Cães atacam gado em São Lourenço na ilha do Fogo

David Santos, da localidade de Congo, em São Lourenço, disse ao Asemanaonline que está “revoltado” com a situação e exige tomada de medidas urgentes por parte das autoridades. Contou, que as principais presas dos cães têm sido cabras e carneiros. E este é um problema que dura há muito tempo. No ultimo fim-de-semana, diz ter perdido quatro cabras. “Comprei-as, na localidade de Cabeça Fundão, estavam ainda pequenas por um valor de três mil escudos. Criei-as e já estavam prontas para reprodução, mas os cães mataram-nas”, lamenta este pastor de 32 anos.

Quem também vive este drama é Adão, outro criador local, que já perdeu algumas cabeças de gado nos últimos tempos. Um enorme prejuízo para uma pessoa que vive exclusivamente da pecuária. “Vivemos da criação de gado”, diz, realçando que se já é difícil ultrapassar esta situação, pior se torna perdê-los nas garras de cães que andam por aí à solta, sem controlo dos seus donos. “uma situação intolerável”, lança o pastor.

Estes acusam de irresponsabilidade os donos dos cães, porque os deixam à solta. David garante que não conhece os donos desses cães, porque se conhecesse os teria alertado sobre a situação. “Às vezes nem se importam com o que está a acontecer. É uma atitude inadmissível. Eu também já tive cães, mas tinha o cuidado de amarrá-los à noite para não prejudicarem ninguém”, afirma David, pedindo aos donos dos cães maior controlo dos seus animais e que as autoridades tomem medidas severas.

Nicolau Centeio

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau