DESPORTO

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Campeonato Nacional de Atletismo: Ilha do Sal está a dominar 18 Julho 2015

A ilha do Sal está a dominar a IX edição do Campeonato de Atletismo a rolar pela primeira vez no Estádio Nacional, Cidade da Praia. Sal subiu ao pódio em todas as provas: Ocupou os três lugares na corrida dos 400 metros feminino, garantiu o 1º lugar dos 1500 metros e levou o primeiro e terceiro dos 400 masculino. A ilha conseguiu ainda o 3˚ lugar na prova dos 100 metros masculinos. A grande polémica está, entretanto, quanto ao primeiro lugar, com Boa Vista e Santiago a reivindicarem o posto. Já a prova dos 100 metros femininos foi adiada por erros de secretaria. Participam nesta competição 139 atletas de várias ilhas.

Campeonato Nacional de Atletismo: Ilha do Sal está a dominar

A IX edição do Campeonato de Atletismo acontece entre este sábado e domingo, 19, naquela que é a estreia do Estádio Nacional (Cidade da Praia), na organização desta prova. A festa é até agora da ilha do Sal. Na prova dos 400 metros feminino, o pódio foi preenchido por salenses. Paula Brito ocupou o primeiro lugar com uma marca de 59.05 segundos. Com 1 minuto e 01,54 segundos Melany do Rosário ficou com o segundo lugar. O terceiro foi da Jocelene Silva com 1 minuto e 03,06 segundos.

Os 400 metros masculinos também foi do Sal: Romário Gonçalves. Fez o percurso em 48,50 segundos. José Ferreira (Santiago Sul) ficou em segundo com 48,81 segundos, o último lugar do pódio foi conquistado por Anísio Ramos do Sal (49,82 segundos).

Já nos 100 metros masculino a disputa foi igualmente renhida até o cortar da meta e ao que parece as dúvidas se mantêm por parte da comitiva boavistense. O atleta de Santiago Sul Bruno Moniz ganhou por “uma unha” ao Erikson Nascimento da Boa Vista. O terceiro lugar do pódio ficou para Izequiel Évora do Sal. Entretanto a organização ainda não confirmou os tempos. Os 100 femininos foi igualmente adiado por um erro de secretaria. Por inscrever terá ficado uma atleta.

Nos 1500 metros masculino, a ilha Sal voltou a levar vantagem. Cândido Costa cortou a meta em primeiro lugar com 04 minutos e 0,29 segundos. Em segundo ficou Elído Freire de Santiago Sul e o terceiro ficou para o atleta são-vicentino, Emanuel Silva.

A festa do atletismo continua esta tarde. Faltam ainda disputar as finais do salto em comprimento (masculino e feminino). E as quatro eliminatórias dos 200 metros tanto em masculino como feminino. Ainda por disputar hoje, estão as finais dos 800 metros (feminino) e estafeta 4X100 masculino.

Domingo há mais

No segundo e último dia do IX Campeonato Nacional de Atletismo, este domingo, disputam a partir das 16 horas as seguintes finais: 800 metros (masculino); 200 (feminino e masculino); 5000 metros (feminino e masculino); estafeta 4x100 (feminino) e estafeta 4x400 (masculino). A IX edição do Campeonato Nacional de atletismo pôs 139 atletas a competir (79 masculinos e 59 femininos). A ilha de Santiago participa com 55 atletas, o Sal com 29, São Vicente 15, Santo Antão 14, Fogo 13 e com Boa Vista 9. As ilhas do Maio, Brava e São Nicolau não participam.

Sanny Fonseca

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau