BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Camponeses do Fogo já consomem “grãos da terra” 04 Outubro 2015

Em algumas localidades da ilha do Fogo, os camponeses já consomem “grãos da terra”. Aos poucos chegam os primeiros produtos agrícolas ao mercado de São Filipe. As últimas chuvas vieram reforçar a esperança de um bom ano agrícola. O estado fitossanitário é também bom neste momento. Com as últimas chuvas registadas, já se fala em ano farto.

Camponeses do Fogo já consomem “grãos da terra”

O consumidor foguense já tem como diversificar e melhorar a sua dieta alimentar, graças aos produtos frescos. O preço ainda não é competitivo: um litro de "bonjinho" ainda custa 300 escudos. Mas são frescos os grãos, abóboras e outros produtos da terra, que chegam de Campanas e Atalaia nos Mosteiros, e começam a aparecer nos mercados de verduras da ilha.

A situação agrícola na ilha do Fogo mostra alguma variação de zona para zona. Nas zonas a sul do município de São Filipe, os agricultores já terminaram o “rabida monda”. A norte do município as culturas de sequeiro, nomeadamente o milho e o feijão, estão em avançado estado de crescimento, para alegria dos homens do campo.

Em algumas localidades - se até final da primeira quinzena deste mês não ocorrer nenhum vento leste e se não houver muito sol -, as colheitas de "bonjinho", feijão congo, fava e outros estarão garantidas. E nos próximos dias deverão começar a chegar ao mercado mais produtos agrícolas. A situação do solo é estável por toda a ilha. Com as últimas chuvas já se fala em ano farto.

Nos Mosteiros, por exemplo, o milho está a formar espigas. E o melhor é que até agora não se registou qualquer tipo de pragas. Mas caso isso vier a acontecer, o Ministério da Agricultura garante que vai apoiar os camponeses.

O que também está garantido por toda a ilha do Fogo é o pasto para os animais e a água. Nas zonas do interior da ilha, estão todas cheias as cisternas domiciliárias construídas para armazenar o precioso líquido da chuva.

Nicolau Centeio

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau