CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Camponeses esperançados num bom ano agrícola na Lagoa 25 Outubro 2015

Os camponeses da zona de Lagoa do Planalto Leste, em Santo Antão, e não só, estão esperançados num bom ano agrícola, sobretudo após a caída das chuvas nos últimos dias. Os sinais, na parte mais produtiva, estão por todos os lados, a começar pelas localidades de Esponjeiro e Companhia.

Camponeses esperançados num bom ano agrícola na Lagoa

Numa excursão acompanhado do Delegado Regional do MDR, Osvaldo Maurício, e de um técnico de prospeção de pragas, o “asemanaonline” apurou que, se não houver surpresas negativas, como vendavais e pragas por exemplo, a colheita do milho, batata inglesa e feijões está praticamente garantida nessas zonas.

“Estamos satisfeitos e confiantes de que, se não houver nenhum contra-tempo durante este mês de Outubro, poderemos ter uma boa colheita. O pasto para os nossos animais também está garantido. Até este momento ainda não detectamos nenhuma praga digna de realce. O maior problema, como sempre, é falta de pessoas disponíveis para trabalhar a terra”, disse um agricultor.

Nas zonas de Astraga, Corda – que dispõe de um depósito de armazenamento de água de cerca de 700 toneladas e pela primeira vez está cheio -, e Chã de Galinha, também do Planalto Leste, a situação não é diferente. A terra está humida e as plantas estão bem nutridas. «O que as pessoas querem agora é sol, o suficiente para garantir o processo vegetativo das plantas, em particular, do milho e da batata inglesa», esclarece Osvaldo Maurício.

Se não houver pragas, ventos ou outras calamidades “o resultado deste ano agrícola 2015, na zona Norte de Santo Antão, é esperançoso, sobretudo após as chuvas dos últimos dias”, reforça o Delegado Regional do MDR,

Essa visita para o Planalto Leste, segundo Osvaldo Maurício, insere-se no programa de seguimento do ano agrícola 2015, nos Concelhos da Ribeira Grande e Paul para, entre outros, detectar possíveis pragas nas culturas e identificar algumas necessidades dos agricultores. A expectativa dos camponeses é elevada e foi reforçada com as últimas precipitações.

MN

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau