NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Carnaval 2016: Mindelo vestiu-se de gala para receber desfile oficial 10 Fevereiro 2016

O sambódromo do Mindelo vestiu-se de gala para receber o desfile dos quatro grupos oficiais do Carnaval 2016: Cruzeiros do Norte, Flores do Mindelo, Monte Sossego e Vindos do Oriente. Os foliões levaram às principais artérias da cidade muita cor a pintar a folia da festa do Rei Momo, enquanto o público aguardava ansioso para ver o que lhes estava reservado, nesse ensolarado final de tarde em São Vicente. Monte Sossego e Vindos do Oriente foram os mais ovacionados, destacando-se como os favoritos à vitória final. Com menos destaque mas também dispostos a brigar pelo título, temos o Cruzeiros do Norte e Flores do Mindelo.

Carnaval 2016: Mindelo vestiu-se de gala para receber desfile oficial

O Cruzeiros do Norte foi o primeiro grupo a abrir a tarde de desfiles com o enredo “Uma volta ao mundo em 80 loucuras”. O grupo esteve bem na passagem pelos jurados. A seguir foi a vez do Flores do Mindelo com o “Tira-me da rua, ninguém é superior a ninguém”, centrando nos temas sociais.

Se os dois primeiros grupos deixaram uma boa imagem no sambódromo com muito samba no pé, a responsabilidade dos dois grupos seguintes ficou ainda mais acrescida. Um dos mais aguardados e aplaudido foi o grupo carnavalesco do Monte Sossego, que entrou na rua de Lisboa com três carros alegóricos sobre o tema “Um óne ne soncente”, uma viagem aos principais acontecimentos na ilha. O grupo apresentou-se com mais de mil figurantes muito entusiasmados. Apresentou alguns problemas com o som, mas o público reagiu com uma salva de palmas.

O Vindos do Oriente, campeão de 2015, foi o último a entrar no sambódromo e trouxe para a "avenida" o mundo das tecnologias digitais, com o enredo “Globalização”, com três carros alegóricos e também com mais de mil foliões. O grupo também teve alguns percalços no som, que esteve demasiado baixo à passagem dos figurantes, mas nada que impedisse o desfile com muito brilho.

Resta por agora aguardar, após classificações do júri, a entrega dos prémios do concurso, que acontece, esta quarta-feira, dia 10, a partir das 10 horas, em frente ao Mercado Municipal. Nesta altura, o júri vai dizer quem é o sucessor de Vindos do Oriente no pódio. Também vão ser coroados a nova família real, o porta-bandeira e mestre-sala, a melhor alegoria, a rainha de bateria e a melhor música do Carnaval 2016.

Do palanque da rua de Lisboa, assistiram ao desfile várias autoridades nacionais e municipais, entre as quais os presidentes do MpD, Ulisses Correia e Silva, e Janira Hopffer Almada, do PAICV.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau