NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Carnaval de Verão em São Vicente : Um ensaio para o desfile de 2017 08 Agosto 2016

Os trajes e as alegorias que pintaram as ruas do Mindelo no Carnaval deste ano vão voltar para o sambódromo neste mês de Agosto. É a terceira edição do Carnaval de Verão que chega esta terça-feira, 9 de Agosto, como uma espécie de ensaio às festas do Rei Momo de 2017. Os grupos oficiais - Monte Sossego, Vindos do Oriente, Cruzeiros do Norte e Flores do Mindelo- e ainda o Samba Tropical prometem levar para a rua um andor e 200 foliões para um desfile nocturno de form a reavivar a “folia momesca” neste verão e dar as boas vindas aos emigrantes que chegam nesta época à ilha do Monte Cara.

Carnaval de Verão em São Vicente : Um ensaio para o desfile de 2017

Já se sente o ânimo dos emigrantes e mindelenses que não perdem a oportunidade de sambar na Rua de Lisboa. Tudo para que Mindelo volte a respirar a festa da folia. Será um desfile fora de época (Fevereiro) que promete arrastar uma multidão de pessoas para as artérias da cidade. Os grupos já estão afinar os instrumentos de percussão e os foliões a preparar os trajes.

“Vamos sair com mini andores.Estes e as figuras de destaques já estão a ser preparados. Esperamos fazer com que as pessoas, que se encontram de férias, sintam um pouco do que foi o desfile oficial”, avança Guilherme Oliveira , director do grupo Monte Sossego, campeão do Carnaval 2016.

Cely Freitas, Vice-presidente do Vindos do Oriente, 2º classificado da festa do Rei Momo são-vicentina , diz que vai tentar cumprir o número de foliões acordados. Mas lembra que não consegue prever este limite tendo em conta que a cada ano há mais pessoas que pedem para desfilar na extensão do Carnaval oficial. “As expectativas são altas visto que a cada ano esta festa está a ganhar força”.

A agremiação do Cruzeiro do Norte já restaurou pequenas peças para o desfile. “As pessoas já começaram a aderir e esperamos que apareçam muitos figurantes para que possamos fazer um bom Carnaval de Verão”, espera Jailson Juff, presidente do Cruzeiros do Norte.

Ana Ramos, do grupo Flores do Mindelo, informa que o seu grupo vai sair com dois tripés e com cerca de 100 pessoas. “Este ano será com mais alegria e folia. Apesar do calor estaremos animados para a festa do entrudo. Esta iniciativa é dos mindelenses, porque a cidade tem força para trazer o Carnaval, algo que já temos no sangue. Espero que venha a ser divertido, correspondendo às expectativas neste período de férias. Que este seja um arranque para 2017", espera.

Já a Escola de Samba Tropical, que tem a tradição de desfilar na noite de segunda-feira, junta-se também à festa com os grupos oficiais. Vai desfilar com uma representação de todas as 12 alas, com peças de um carro alegórico e com 200 foliões. “Vamos dar o nosso máximo para levantar bem alto o nome da nossa Escola e do Carnaval de Mindelo. Será um reviver do desfile de Fevereiro”.

A Câmara Municipal de São Vicente prepara a logística com o suporte da Comissão de Carnaval para que os grupos possam empenhar e preparar a festa do Rei Momo de 2017, diz Anildo Jesus, actual vereador de cultura. O autarca deixa, entretanto, um apelo à população da ilha para corresponderem com civismo. “O nosso povo gosta de se divertir e felizmente sabem que a melhor forma de fazer isso é com respeito. Vão todos fazer deste mais um dia interessante na nossa ilha,” pediu.

VD

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau