LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Casal português fugido de Díli está em Lisboa e ministra da Justiça ante pedido de extradição de Timor-Leste garante que Portugal segue a lei 27 Novembro 2017

Os noticiários de Portugal e Timor-Leste dão conta, este domingo 26, que Tiago e Fong Guerra já se encontram em Lisboa, onde chegaram na véspera à noite num voo da Austrália.

Casal português fugido de Díli está em Lisboa e ministra da Justiça ante pedido de extradição de Timor-Leste garante que Portugal segue a lei

Um pedido de extradição dirigido à Procuradoria-Geral de Portugal precedeu a chegada a Lisboa de Tiago e Fong Fong Guerra, que fugiram de Díli no dia 8 deste mês para a Austrália. Desembarcados em Darwin no dia seguinte, ficaram como era seu desejo detidos num centro de acolhimento de imigrantes ilegais.

Foi nessa cidade do norte australiano que fizeram o pedido para serem extraditados para Portugal, invocando a convenção assinada em 1988 entre Portugal e Austrália.

O casal fugiu da capital timorense quando se encontrava sob medidas de coação após ser condenado em agosto por um coletivo de juízes do Tribunal Distrital de Díli a oito anos de prisão efetiva e a uma indemnização de 859 mil dólares (cerca de 80 mil contos CVE) por peculato contra o Estado timorense.

Os Guerra recorreram da sentença, considerando que esta padecia “de nulidades insanáveis” mais comuns em “regimes não democráticos”, baseando-se em provas manipuladas e até proibidas.

O “pedido internacional de extradição para Portugal com detenção provisória” foi enviado à Procuradora-Geral da República portuguesa, Joana Marques Vidal, com conhecimento para a ministra da Justiça, Francisca Van-Dúnem, e para o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, segundo uma carta do advogado do casal à qual a Lusa teve acesso. Fontes: Herald.au, Lusa. Arquivo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau