POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Caso do aumento de desemprego: UNTC-CS exige que o Governo cumpra as suas promessas de criar mais postos de trabalho 07 Abril 2017

A presidente da União dos Trabalhadores de Cabo Verde-Central Sindical (UNTC-CS) convocou a imprensa, esta quinta-feira, 06, na Cidade da Praia, para manifestar a sua preocupação face aos recentes dados da INEC que apontam para um aumento da taxa do desemprego de 12,4 em 2015 para cerca de 15% em 2016. Joaquina Almeida exige ao executivo de de Ulisses Correia e Silva cumpra as suas promessas feitas aos trabalhadores cabo-verdianos durante as campanhas eleitorais, nomeadamente as de criar os 45 mil postos de trabalho que prometeu e não fazer o contrário.

Caso do aumento de desemprego: UNTC-CS exige que o Governo cumpra as suas promessas de criar mais postos de trabalho

Referindo-se à taxa do desemprego actualmente registado em Cabo Verde, a líder da maior central sindical nacional apela ao Governo para cumprir com a sua promessa de criar mais postos de trabalho. Neste particular, lembra que o compromisso do Governo assumido perante os cabo-verdianos é o de criar milhares de novos postos de trabalho – 45 mil durante a legislatura e 9 mil por ano – “e não o inverso”.

“Para além da criação destes postos de trabalho, o Governo comprometeu-se com os trabalhadores cabo-verdianos actualizar, anualmente os salários, incluindo os mínimos e criar um rendimento de inclusão para os mais vulneráveis, no montante de 50% do valor do salário mínimo, reduzir a carga fiscal. Mas nenhuma dessas promessas foi cumprida, registando-se agora o aumento do desemprego, sobretudo na camada juvenil”, alerta.

Com base nos dados recentemente divulgados pelo Instituto Nacional das Estatísticas de Cabo Verde (INECV), Joaquina Almeida reafirma que o desemprego no país aumentou, (de 12,4% em 2015 para 15% em 2016), repercutindo drasticamente nos jovens com idade compreendida entre os 15 e 24 anos”, sublinha.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau