ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Caso navio ’Vicente’: deputados do PAICV contestam declarações da presidente da CPI 18 Agosto 2015

Um grupo de deputados do PAICV convocou a imprensa esta segunda-feira, 17, para contestar as acusações veiculadas pela deputada do MpD e presidente da CPI, Eunice Silva, sobre o naufrágio do navio Vicente.

Caso navio ’Vicente’: deputados do PAICV contestam declarações da presidente da CPI

O deputado do PAICV Euclides de Pina insurgiu-se contra a forma como a presidente da CPI apresentou o relatório, afirmando que a causa principal do acidente foi a manobra perigosa executada pelo comandante.

Entretanto, este deputado diz que o governo de José Maria Neves nada tem a ver com o naufrágio do navio Vicente. “Há meias verdades no relatório da CPI, que foi aprovado pelos deputados do MpD”, aponta.

O PAICV discorda de todas as posições apresentadas pela presidente da CPI e Euclides Nunes de Pina afirma que a principal causa do naufrágio foi a manobra perigosa do comandante e não a sobrecarga do navio. Neste capítulo, o PAICV entende que o armador deve responsabilizar-se pelos prejuízos às famílias, por considerar que a principal causa do acidente foi o erro do capitão.

“Se fosse sobrecarga o navio teria afundado antes de chegar à ilha do Fogo. Da forma como a deputada Eunice Silva declarou no jornal "Expresso das Ilhas", está a prestar um mau serviço ao parlamento, ao seu partido e ao país”, afirma.

Recorde-se que o navio "Vicente" afundou ao largo do porto de Vale dos Cavaleiros, na ilha do Fogo, a 8 de Janeiro passado, com 26 pessoas a bordo, tendo sido resgatadas 11 com vida e um cadáver.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau