ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Celebração do Natal: Cardeal D. Arlindo Furtado foca a sua mensagem na fé e dignidade 24 Dezembro 2016

O Cardeal Dom Arlindo Furtado anuncia que a Igreja Católica em Cabo Verde vai celebrar o Natal com uma mensagem forte baseada sobretudo na fé em Jesus Cristo e na dignidade da pessoa humana. O prelado vai cumprir, entre este Sábado e Domingo, um vasto programa pastoral, com destaque para as tradicionais missas de noite e dia do Natal na Capital. O mesmo acontece com o seu colega da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes.

Celebração do Natal: Cardeal D. Arlindo Furtado foca a sua mensagem na fé e dignidade

A Igreja Católica está a festejar o Natal com base no princípio segundo o qual «Deus, amor e fonte de misericórdia, lançou sobre nós o Seu olhar de benevolência e fez-Se um de nós na pessoa do seu verbo Encarnado, Jesus Cristo».

Tendo em vista este desiderato, o Cardeal Dom Arlindo Furtado, que também acumula a função de Bispo da Diocese de Santiago, revelou, em exclusivo ao Asemanaonline, que vai centrar, na sua mensagem a ser dirigida aos fiéis, sobretudo na fé em Jesus Cristo e na dignidade da pessoa humana que Deus criou e acarinhou. «A minha mensagem, que vou transmitir aos fiéis nesta quadra festiva, é a que nós dá esperança em ordem a conseguirmos um patamar de relações pessoais e comunitárias ao mais alto nível e que nos criam um espírito de optimismo e esperança para um futuro melhor», salientou o chefe máximo da Igreja Católica em Cabo Verde.

Programa e missas dos bispados

O Cardeal Dom Arlindo Furtado deve presidir, neste Sábado de Natal, a partir das 22 horas, a tradicional Missa do Galo, na noite de 24, a ter lugar na Pró-Catedral da Praia. No dia 25, às 11 horas, o Bispo de Santiago realiza a Missa de Natal no mesmo local. Já a tarde de Domingo de Natal é reservada aos familiares do prelado: Dom Arlindo vai deslocar-se à cidade de Assomada, onde vai celebrar com os seus seis sobrinhos e demais familiares o dia do nascimento de Jesus Cristo.

No Mindelo, o Bispo Dom Ildo Fortes vai também cumprir um vasto programa pastoral para assinalar a quadra natalícia. Este Sábado, 24, Dom Ildo Fortes preside, às 10 horas, na Pró-Catedral de Nossa S.ra da Luz, a missa do Natal. Já à noite, às 22 horas, fará o mesmo na Igreja de S.Vicente –Rua 1, em Monte Sossego.

Entretanto, ambas as Dioceses aproveitam para desejar a todos os cabo-verdianos «um Ano Novo com muita saúde, tolerância e paz».

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau