REGISTOS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cenários de guerra: Rainha de Inglaterra tem discurso da Terceira Guerra Mundial pronto desde 1983 19 Setembro 2017

A BBC publicou o texto completo do discurso que a Rainha proferirá – se o pior acontecer, ou seja, se for declarada a Terceira Guerra Mundial.

Cenários de guerra: Rainha de Inglaterra tem discurso da Terceira Guerra Mundial pronto desde 1983

O discurso, que, felizmente, ainda não foi lido, foi escrito em plena Guerra Fria pelo gabinete administrativo da rainha, o Whitehall formado por um comité de altos funcionários britânicos do Exército, Serviços Secretos e Ministério do Interior. A data da sua leitura seria o meio-dia da sexta-feira, 4 de março de 1983. Só foi divulgado ao fim de 30 anos, de acordo com a lei.

A divulgação oficial foi feita através da prestigiada BBC em 1 de agosto de 2013, embora tenha havido fuga, na véspera, com o sensacionalista The Telegraph a dar a novidade, que, essa, escapou aos toupeiras do Wikileaks. No Youtube pode ser vista a dramatização do texto que, dizem, a Rainha só conheceu trinta anos depois.

O leitor depressa compreenderá as referências ultrapassadas: sobre o Natal, sobre o conflito com a Argentina, sobre o filho, o príncipe André, em idade de cumprir serviço na Marinha.

Fonte: BBC. Foto: O discurso atualizado terá de incluir a referência não à Guerra Fria, mas à guerra com Kim Jong-Un.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau