CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Mindelo: Centro Oceanográfico será inaugurado esta terça-feira 14 Novembro 2017

O Ministro da Economia e Emprego, José da Silva Gonçalves, inaugura, esta terça-feira, 14, o Centro Oceanográfico de Cabo Verde, localizado em Mindelo, ilha de São Vicente. Trata-se de uma infraestrutura de investigação oceanográfica e atmosférica e de logística que irá servir para a preparação de campanhas e estudos do oceano e da atmosfera na região do Atlântico, onde Cabo Verde se insere.

Mindelo: Centro Oceanográfico será inaugurado esta terça-feira

A construção deste Centro Oceanográfico - vem do Governo de José Maria Neves - é um dos principais resultados da longa cooperação científica e técnica que existe entre Cabo Verde e Alemanha, potenciada maioritariamente pelos Institutos INDP – Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas e GEOMAR – Centro Helmholtz para a Investigação dos Oceanos.

Segundo o governo, a cooperação entre os dois Institutos iniciou-se em 2004 e desde então várias dezenas de estudos, campanhas científicas e publicações potenciaram a necessidade de construção de infraestruturas em terra que pudessem, também, fornecer a logística necessária não apenas às equipas científicas, mas também aos diversos navios oceanográficos que transformaram já o Porto Grande de Mindelo numa importante base logística de início ou término de campanhas oceanográficas no Atlântico médio e sul.

O Centro incorpora laboratórios, oficinas técnicas, escritórios, salas de conferências e armazéns específicos para a conservação de amostras consoantes as suas propriedades biológicas, físicas e químicas. A parte central do Centro é ocupada por um amplo hangar que serve de espaço técnico para a manutenção e preparação dos equipamentos utilizados nas prospeções e recolhas de amostras no oceano.

O Ministério Federal da Investigação e Educação da Alemanha foi o grande financiador deste projecto que prevê ainda o equipamento do Centro, mas contou ainda com importante contribuição do Governo de Cabo Verde e ainda da Câmara Municipal de São Vicente que disponibilizou o terreno para a sua construção. O Centro será gerido pelo Instituto GEOMAR e pelo INDP.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau