ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Christoph Borkowshy: “ Mário Lúcio está a mostrar aos políticos de África como combinar Cultura e Música com a Política”. 26 Outubro 2014

O presidente da Womex, Christoph Borkowshy, disse que o ministro da Cultura de Cabo Verde, Mário Lúcio Sousa, é um exemplo e está a mostrar “aos políticos de África como combinar de forma séria Cultura e Música com a política” Garante que Africa tem muito a aprender com o exemplo de Cabo Verde. Elogiou a música crioula e mostrou-se optimista com as perspectivas do AME que, segundo diz, está a “sair-se bem”. Mário Lúcio, refira-se, recebe este Domingo o Prémio Womex Personalidade do Ano.

Christoph Borkowshy: “ Mário Lúcio está a mostrar aos políticos de África como combinar Cultura e Música com a Política”.

“O prémio Womex Personalidade do ano foi atribuído a Mário Lúcio porque pensamos que os políticos têm uma responsabilidade especial. Mário Lúcio está a mostrar aos político de África como combinar de uma forma séria a Cultura e música com a política”. Em acrescento, disse ainda que “os ministros da Cultura do Continente Africano podem aprender muito com o exemplo de Cabo Verde”.

Christoph Borkowshy falou aos jornalistas junto ao Stand de Cabo Verde enquanto se servia um “cocktail crioulo”. Com o copo na mão falou descontraidamente de Cabo Verde e da sua paixão pelo país de Cesária Évora - “Sou um aficionado de Cabo Verde” disse, confessando em tom de brincadeira que estava a beber uma “fantástica bebida de Cabo Verde” que também é “perigosa” – qual seria se não o grogue?

Um apaixonado por Cabo Verde

Quando perguntado se o sabor do grogue é parecido com o da música de Cabo Verde, afiançou: “a música é bem melhor”. “A música cabo-verdiana é macia, selvagem, tradicional, direccionada ao futuro, etc” por isso, “obrigado pela vossa música”.

“Sou um aficionado por Cabo Verde. Não estamos simplesmente a apoiar o país com o projecto Atlantic Music World (AME). Estive no AME (2014) em Abril, e acho que o projecto está a caminhar de forma fantástica. Infelizmente a Cesária Évora está no paraíso da saudade, mas há tanta boa música em Cabo Verde que tem que ser trazida ao mundo e o AME é uma boa plataforma para isso”.

O prémio personalidade do ano da Womex (atribuído pela primeira vez) é entregue este domingo, 26, ao ministro da Cultura, Mário Lúcio. É igualmente o último dia da 20ª edição da Womex, que entre outros, também homenageia Cesária Évora, pioneira neste que é o maior mercado da World Music.

Sanny Fonseca

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau