NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cidade da Praia comemora o dia da nacionalidade Cabo-verdiana com várias actividades 12 Setembro 2017

Está a decorrer, a partir desta segunda-feira,12, na praça Alexandre Albuquerque, no Plateau, na cidade da Praia, uma série de actividades para comemorar o dia da Nacionalidade Cabo-verdiana. Uma data que simboliza o dia do nascimento do Amílcar Lopes Cabral, o fundador do PAIGC que conduziu a luta pela independência da Guiné e Cabo Verde.

Cidade da Praia comemora o dia da nacionalidade Cabo-verdiana com várias actividades

Conforme o programa, durante oito dias seguidos haverá a exposição de pintura e uma conferência sobre o “Hermenêutica do pensamento de Amílcar Cabral no cruzamento das épocas ”.

Além de comemorar a data, a Associação Literária de Tarrafal de Santiago, pretende também mobilizar parcerias e criar as sinergias necessárias para a abertura do processo de criação de seu “fundo Literário” para promover os novos talentos da escrita no município de Tarrafal e, consequentemente, contribuir para a formação de uma nova geração de literários, aproveitando a figura de Amílcar Cabral que também deixou sua contribuição no cenário poético cabo-verdiano.

O programa para assinalar a passagem desse efeméride resulta duma parceria entre ALTAS e a Elsie Mafouta. Este pintor Congolês- Brazzaville assume-se como um amigo do povo de Cabo Verde.

Para Elsie Mafouta, pintar Cabral representa um privilégio, pois, enquanto africanista e estudioso das diferentes realidades através das cores, ele encontra nesta figura africana (Cabral) um motivo de inspiração para a conquista de novas experiências.

Como o próprio realça, “ a expressão facial de Amílcar Cabral é muito forte e detentora de uma mística de simplicidade que exige do artista muito trabalho para exprimi-lo através do pincel”, conclui Elsie Mafouta.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau