ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cidade da Praia entre as três vencedoras do prémio José Eduardo dos Santos 02 Maio 2015

A cidade da Praia, Cabo Verde, está entre as três vencedoras da primeira edição dos Prémios “José Eduardo dos Santos” pequenas cidades (até 200 mil habitantes). Trata-se de um concurso que distingue o trabalho dos presidentes de Câmara africanos que deram um contributo excepcional às suas comunidades e desenvolveram uma visão para a vida nas respectivas comunidades. As outras vencedoras do prémio foram Accra, no Gana, e Kinondi, na Tanzânia, que concorreram nas categorias de "Grandes Cidades" e "Médias Cidades", respectivamente.

Cidade da Praia entre as três vencedoras do prémio José Eduardo dos Santos

Os prémios "José Eduardo dos Santos" distinguem os presidentes de câmaras africanas, governadores, administradores municipais e equiparados em grandes cidades (com mais de um milhão de habitantes), em cidades de média dimensão (com um milhão de habitantes) e em pequenas cidades (até 200 mil habitantes), em que a Praia foi galardoada.

Essas distinções pretendem "dar visibilidade ao trabalho dos presidentes de câmara africanos, distinguindo os que deram um contributo excepcional às suas comunidades e desenvolveram uma visão para a vida nas comunidades de África".

A cidade da Praia além de vencer na categoria de "Pequenas Cidades" vai receber uma quantia monetária de 50 mil dólares. Para o edil da Praia, Ulisses Correia e Silva, a distinção "é um incentivo para que a África desenvolva ainda mais o municipalismo, a competitividade e atractividade das suas cidades. “A nossa tarefa é organizar as nossas cidades, ter a parte institucional a funcionar para que elas possam ter melhor qualidade de vida”, sublinhou Correia e Silva, que dedicou o prémio a todos os cidadãos da capital cabo-verdiana.

Já a cidade de Accra recebe 200 mil dólares e a de Kinondi tem direito a 100 mil dólares. O "Prémio José Eduardo dos Santos", numa referência ao Presidente angolano, surge como resultado de um trabalho apresentado por Angola há cerca de dois anos, na África do Sul, durante o I Fórum sobre Investimentos em Infra-estruturas Urbanas em África, sobre o seu Programa Nacional de Urbanismo e Habitação.

Com periodicidade anual, este prémio foi instituído pelo Comité Executivo da União das Cidades dos Governos Locais de África, em Outubro do ano passado, em Joanesburgo, África do Sul.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau