ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cimeira de Brasil debate comunicações lusófonas 05 Maio 2017

O digital – Dimensões, benefícios, oportunidades e riscos. Este é o tema a ser debatido, nos dias 11 e 12 de Maio, em Brasília-Brasil, na Assembleia-Geral Anual e no XXV Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2017. A cimeira é organizada pela Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP) e vai contar com altos dirigentes das empresas da área de todos os países da CPLP e membros do governo brasileiro.

 Cimeira de Brasil debate comunicações lusófonas

A revolução que se regista no sector das comunicações vai dominar as atenções dos presentes. A organização do evento contextualiza que o mundo está a mudar a um ritmo acelerado. Como consequência, diz que todos os dias surgem novas tecnologias que mudam a forma como comunicamos, como fazemos negócios ou interagimos com o que nos rodeia.

«Vivemos num mundo muito mais interligado. A atualmente, computadores, smartphones, tablets, redes sociais, ligações wireless, mobilidade, navegação na nuvem e mensagens instantâneas são parte intrínseca das nossas rotinas diárias e, nos próximos anos, o número de ‘coisas’ ligadas à internet e entre si vai crescer exponencialmente. Já está, de resto, a crescer», justifica em nota o AICEP.

Esta alerta que a falta de ação hoje terá um impacto significativo no futuro. Por isso, considera que é imperioso agir e coordenar esforços entre as organizações para garantir que aderem ao digital e que estão preparadas para os muito competitivos e exigentes anos futuros, em que, numa nova realidade, a forma como interagimos socialmente e como nos comportamos é diferente.

Debate e pareceria futura

Diante disto, o AICEP aconselha que, durante o encontro de Brasil, vai-se ter que debater questões importantes como: Quais são as tendências que se desenham para o futuro; como vai o digital continuar a modificar as vidas das organizações e das pessoas; quais as principais recomendações para as organizações e qual a melhor forma de enfrentar os desafios, as oportunidades e os riscos.

«São temas de grande importância e atualidade para reflexão e análise no âmbito dos 3 painéis temáticos do encontro : (i) Os correios e encomendas- desafios e oportunidades da transformação digital / novos serviços e otimização da rede postal; ii) Desafios e oportunidades da transformação digital nos setores de telecomunicações, conteúdos e media; (iii) Estado e Tendências das Comunicações Lusófonas”. Isto para além de uma prévia intervenção enquadradora sobre «O digital: dimensões, benefícios, oportunidades e riscos», destaca a AICEP, que espera com os debates dos temas referidos relançar a parceria natural das comunicações do mundo da lusofonia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau