NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cinco artistas na VIII edição Bienal de Cerveira em Portugal 26 Julho 2017

Cinco jovens criadores vão representar Cabo Verde na VIII edição da Bienal de Jovens Criadores de Comunidades de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que prossegue no Distrito de Viana de Castelo em Portugal. Tratam-se de Yuran Henrique (artista plástico), Janeth Tavares (fotógrafa), Janice Graça (escritora), Carla Palabra e Luís Levy Lima (pintor).

Cinco artistas na VIII edição Bienal de Cerveira em Portugal

O certame decorre, desde o dia 24, na “Vila das Artes em Cerveira, uma vila portuguesa no Distrito de Viana do Castelo. Está integrado na XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que decorre até 16 setembro. A cerimónia de inauguração aconteceu no cineteatro desta localidade, com a presença de ministros dos nove países da Comunidade, numa sessão presidida pelo Ministro da Educação de Portugal, Tiago Brandão Rodrigues.

A organização do evento está a cargo do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e a Fundação Bienal de Arte de Cerveira.

Esta iniciativa cultural tem por objetivo promover o intercâmbio entre os jovens da CPLP, bem como o debate de temas com base nas perspectivas culturais de cada um dos países membros e nas diversas formas de expressão.

Jovens criadores e certame internacional de Cerveira

Conforme a organização, a Bienal de Jovens Criadores da CPLP é uma atividade regular promovida pela Conferência dos Ministros responsáveis pela Juventude e Desporto da CPLP. Trata-se de um momento de encontro de jovens ligados à produção artística, nas diversas formas de expressão.

A edição deste ano tem o atractivo extra de estar integrada na já conceituada Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que vem decorrendo desde 15 de Julho, prolongando-se até o dia 16 de Setembro deste ano. Nesta VIII Bienal de Jovens Criadores da CPLP participam cerca de 250 artistas e conta com a presença de representantes dos vários países membros. Apresenta uma componente de exposição centrada no Pavilhão Desportivo de Vila Nova de Cerveira, e uma outra componente das artes performativas a decorrer no Cineteatro Municipal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau