ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Comissão Parlamentar de Inquérito ausculta novas personalidades sobre gestão da TACV 05 Dezembro 2017

O caso TACV volta a ser notícia com a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) a auscultar vários gestores, a partir desta terça-feira,05, prologando-se até o dia 8, na Sala Multiuso da Assembleia Nacional. Algumas personalidades irão prestar declarações sobre a gestão da companhia aérea nacional de bandeira em fase da privatização, em que o Governo nega informar o país sobre o processo, alegando existir uma cláusula de confidencialidade no negócio.

Comissão Parlamentar de Inquérito ausculta novas personalidades  sobre gestão da TACV

Conforme a agenda da CPI, o advogado Arnaldo Silva, ex-membro do Conselho de Administração da TACV, é a primeira personalidade a ser auscultada. Segue-se a vez de Osvaldo Lopes da Silva, economista e ex-Ministro da Economia na I República.

Com esta incitativa política, o Grupo parlamentar do MpD pretende passar a pente fino a administração da TACV desde a primeira República a esta parte. Tudo com o fito de apurar eventuais irregularidades e responsáveis pela gestão alegadamente danosa da empresa.

De relembrar que a CPI sobre o caso TACV foi criada - por iniciativa do MpD que chumbou uma outra CPI do PAICV sobre o negócio com a BinterCV - pela Resolução n.º 48/IX/2017 de 11 de Julho de 2017, rectificada pelo BO n.º 41, de 20 de Julho de 2017, para averiguar os actos de gestão da TACV- Cabo Verde Airlines.

MP e negócio com a Binter-cv

A fazer fé nas trocas entre o Governo e a oposição, o dossier TACV está a ser um processo conturbado. Além da queixa que o PAICV já apresentou junto do Tribunal Constitucional sobre o chumbo pela bancada do MpD à proposta da oposição para a criação de uma CPI sobre o negócio entre a Binter-CV e o Governo de Cabo Verde, o Ministério Público tem em seu poder uma queixa do mesmo partido, que pediu a intervenção desta instância judicial para averiguar indícios de irregularidades e corrupção no negócio.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau