CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Conferência sobre regulação do sector energético na Praia 03 Setembro 2014

A regulação do sector energético no espaço lusófono vai estar em debate na cidade da Praia, palco da sétima conferência anual da RELOP – Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa. O encontro, que decorre nos dias 4 e 5 de Setembro, reúne gestores e especialistas dos países de expressão portuguesa para troca de experiências sobre regulação e fixação dos preços dos combustíveis e tarifas de compra de energias renováveis.

Conferência sobre regulação do sector energético na Praia

Sob o lema “A regulação dos sectores de Energia em tempos de mudança de paradigma – Os Desafios da CPLP”, a sétima reunião da RELOP pretende acompanhar os sinais de mudança no sector energético, que passa neste momento por duas grandes tendências: o aceleramento da integração de tecnologias de energias renovavéis nos sistemas eléctricos e a adopção de programas de incentivos à eficiência energética.

“O novo contexto coloca importantes desafios à regulação, nomeadamente, no que concerne à remuneração dos produtores independentes de energias renováveis e a geração distribuída, os custos de interconexão e a integração de dispositivos de armazenamento de energia nos sistemas eléctricos”, explica um documento da Agência de Regulação Económica.

Organizada pela ARE, a conferência está estruturada em três painéis: panorama global; electricidade e energias renováveis; petróleo e gás natural. No primeiro, serão analisados assuntos como energia e mudanças climáticas, produção e consumo de combustíveis fosséis, desenvolvimento tecnológico nas áreas de produção e distribuição de eletricidade, regulação e desenvolvimento de infraestruturas energéticas.

No segundo painel, os conferencistas vão debruçar-se sobre os instrumentos regulatórios de incentivo à integração nos sistemas eléctricos de produção, baseados em fontes de energias renováveis. Por último, irão analisar as tendências e modalidades de regulação dos preços dos combustíveis fósseis e gás natural nos países da CPLP. Anexo à conferência da RELOP, acontece no primeiro dia um seminário técnico e a sexta assembleia dos associados.

KZB

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau