REGISTOS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Congo-Kinshasa: Raio em mina de ouro matou oito pessoas, feriu dezenas 05 Setembro 2017

Morreram oito pessoas e dezenas estão feridas devido à queda dum raio numa mina de ouro artesanal na província do Alto-Uelé, nordeste da República democrática do Congo, segundo fontes oficiais congolesas confirmaram à AFP esta segunda-feira, 4.

Congo-Kinshasa: Raio em mina de ouro matou oito pessoas, feriu dezenas

"Trinta pessoas foram atingidas por um raio, morreram sete no local e uma oitava no hospital", segundo informou à agência noticiosa francesa, AFP, o administrador de Dungu, Christophe Ikando.

O acidente deu-se "durante as chuvas intensas que caíram no perímetro mineiro de Sambia, onde as vítimas praticavam a exploração aurífera de modo artesanal", indicou a referida fonte.

A data exata deste último acidente não foi indicada, mas terá sido posterior à do acidente na última terça-feira, dia 29. Morreram “pelo menos cinco pessoas” e “mais 18 estavam desaparecidas”, após o desabamento de um monte de escórias na maior exploração mineira estatal no sudeste da RDC”, segundo a TV5 que citava fontes oficiais. A notícia foi depois confirmada no site da AFP, indicando que a fonte era o ministro provincial das Minas do Lualaba, Jean-Marie Chizainga.

Notícias têm vindo a dar conta de que os acidentes acontecem com “demasiada frequência” nesta região aurífera, que faz fronteira com o Sudão do Sul. Em 2016, um raio que atingiu uma escola primária matou três alunos e deixou um professor gravemente ferido. Em dezembro nova tragédia: vinte pessoas morreram soterradas numa mina também de ouro.

Números não oficiais estimam que largas dezenas de milhares de “garimpeiros” trabalham na clandestinidade, em troca de um salário de miséria e servindo-se de equipamento muito rudimentar. Estão além disso mais expostos a acidentes, muitos dos quais mortais, que ficam sem registo, também devido aos sítios extremamente encravados onde trabalham.

Fontes: AFP -Foto: Trabalho duro nas minas feito por mulheres e até crianças.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau