Retratos

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Conjunto Os Calema e novo single: «Queremos muito voltar a Cabo Verde para poder cantar todos os temas do nosso álbum» 21 Agosto 2017

«Queremos muito voltar a Cabo Verde para poder cantar com todos os temas do nosso novo álbum e sentir o amor de todos vocês cabo-verdianos». O anúncio foi feito pela dupla António e Fradique Mendes Ferreira (nascidos em São Tomé e descendentes de cabo-verdianos e portugueses) do conjunto musical Os Calema. Este acaba de lançar o single «Faz o Verão Chegar», que de 06 de agosto até presente data, já foi visualizado por meio milhão de pessoas.

Conjunto Os Calema e novo single: «Queremos muito voltar a Cabo Verde para poder cantar todos os temas do nosso álbum»

Com um percurso invejável, Os Calema é constituído basicamente pelos dois irmãos - António e Fradique Mendes Ferreira – que estão unidos pela paixão à música. Ambos nasceram em São Tomé e Principe, e consigo transportam uma rica herança cultural, visto que têm uma descendência de portugueses e cabo-verdianos. O reconhecimento pelo talento dos Calema aconteceu em 2008, altura em que eram apelidos de “Estrelas do Sul”.Participaram num primeiro Concurso Nacional de Rumba (estilo nacional de música Santomense) e conquistaram assim o público, ficando em primeiro lugar. O nome Os Calema dado ao grupo surgiu passado a um ano - Calema significa a ondulação especial na costa Africana, que traz sempre algo de novo e diferente. É como uma mensagem de esperança. Em 2011, mudam-se para França com o grande objectivo de aperfeiçoar as suas capacidades musicais e artísticas. De entre outros sucessos, ali venceram o certamte “Lusartist” (concurso de novos talentos lusófonos fora de Portugal) em 2013 e a partir deste ano começaram a trabalhar no seu álbum de estreia “Bomu Kêlê” ("Vamos Acreditar" em crioulo).Todos os temas são da sua autoria e o CD foi lançado com temas em criolo e em português. O segundo álbum vai estar no mercado em Setembro próximo. Sobre este e outros aspectos, leia a entrevista que segue que o grupo concedeu, em exclusivo, ao Asemanonline.

Quando foi o lançamento do novo Single e que balanço faz da sua aceitação em termos de visualizações?

- Foi lançado foi a 6 de agosto e o balanço é muito positivo, porque uma semana depois atingimos meio milhão de pessoas. Este é um tema dançante que nos coloca a todos bem dispostos, devido aos ritmos quentes. Muitas pessoas de férias e muitas outras pessoas estão alegres com este nosso single. É para nós um privilégio.

Porque o titulo «Faz o Verão Chegar»?

- Devo à evocação ao sol e à boa disposição. Este título chegou numa época do ano que nos deixa sempre muitas saudades, e a nossa música vem marcar este verão. É como se de uma invocação se tratasse à estação preferida de muitos.

O que nos diz quanto ao conteúdo e/ou mensagem do reportório do novo Single?

- O nosso nome Calema, quer sempre trazer novas sensações, e quer sempre tocar quem nos ouve, pois sentimos muito amor do nosso público. Desta forma, queremos que este amor e dedicação sejam recíprocos. É sempre nosso objectivo tocar cada um que nos ouve com a nossa música… Este é o nosso objectivo e da nossa label Klasszik. Tudo é feito a pensar no nosso público.

O Single faz parte do novo CD em preparação. Este vai ser lançado quando?

- Este single faz parte do nosso novo álbum, o nosso segundo álbum de originais que se denomina A nossa Vez , que será lançado a 25 de setembro, pela Sony Music. Será um álbum poderoso que quero partilhar com todos vocês! Fiquem atentos.

Qual é o programa de Os Calema para este verão (Actuações dentro e fora do país)?

- Iniciámos a tour A Nossa Vez, que está prestes a chegar ao final. Percorremos mais de 12 países e demos mais de 92 concertos. Estamos muito felizes pela aceitação que temos tido. Vamos nos focar na saída do nosso álbum e depois vamos voltar para a estrada.

Quais são os ritmos proferidos de Os Calema?

- Gostamos um bocadinho de tudo, a nossa origem tem várias influências, o nosso gosto musical absorveu tudo aquilo que ouvíamos…

Que mensagem envia para os fãs no país, a nível da CPLP e em Cabo Verde em particular?

- Não desistam dos seus sonhos, acreditem sempre por mais de difícil que possa parecer, acreditem sempre e lutem.

Não ter medo de arriscar porque a nossa vez pode estar em qualquer esquina.

Quando voltam a Cabo Verde para actuar e agradar os vossos fãs?

- Queremos muito voltar a Cabo Verde para poder cantar com todos os temas do nosso novo álbum e sentir o amor de todos vocês cabo-verdianos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau