DESPORTO

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Conselho da Uni-CV vai criar Faculdade de Educação e Desporto 22 Agosto 2017

O Conselho da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) vai criar a Faculdade de Educação e Desporto (FAED), com a finalidade de acolher as atribuições do Instituto Universitário de Educação (IUE), tendo como base o Despacho Nº 12/ME/2017 de 17 de Fevereiro, proferido pela Ministra da Educação, Maritza Rosabal, que determina a integração do IUE na Uni-CV. Este deliberação saiu da sua última sessão ordinária realizada no passado dia 17 de Julho, na Cidade da Praia.

Conselho da Uni-CV vai criar Faculdade de Educação e Desporto

De acordo com uma nota a que este diário digital teve acesso, a escolha do figurino de Faculdade para a nova unidade orgânica prende-se com a necessidade de acautelar a integração de diferentes áreas de conhecimento que são afins, bem como possibilitar arranjos futuros de organização das áreas e/ou domínios de actuação na forma de unidade(s) orgânica(s) de âmbito mais específico, no seio da própria faculdade.

Esta será a sétima Unidade Orgânica da Uni-CV, considerando que os Estatutos da Universidade de Cabo Verde prevêem a instituição da Escola das Ciências da Saúde, cuja comissão deverá ser criada brevemente.

“A FAED reger-se-á pelos princípios e valores estabelecidos neste Estatuto, tal como nas restantes normas aplicáveis. Tendo em conta os seus domínios de atuação, esta desenvolverá a sua ação integrada na área científica de Ciências Humanas, Sociais e Artes da Universidade de Cabo Verde, ao abrigo da deliberação nº 21/2016 do CONSU, de 7 de outubro, que define a organização das áreas científicas na Uni-CV”.

Salienta-se no entanto que a Faculdade de Educação e Desporto vai manter a formação inicial e contínua dos professores do Ensino Básico até ao 8º ano de escolaridade, bem como o desenvolvimento de cursos nas áreas das Ciências da Educação, da Educação Artística e da Educação Física.

Além disso, também serão ministradas formações de natureza pedagógica para os docentes do ensino secundário e formação avançada para a docência em outros níveis e domínios de ensino.

“A aprovação do decreto-lei que extingue o IUE e regula a transição do pessoal e património para a Uni-CV será o próximo passo para a continuação da integração”, cita a nossa fonte.

De relembrar que o Instituto Universitário de Educação foi criado pelo Decreto-Lei nº17/2012, de 21 de Junho, resultante da reconfiguração do Instituto Pedagógico para dar seguimento às formações superiores nas áreas de educação. Além de quatro licenciaturas, o Instituto oferece ao mercado, para o ano letivo 2017/2018, mais dois cursos de complemento de licenciatura, um mestrado e uma pós-graduação.

Com uma vasta experiência na formação de professores do ensino secundário, básico e de educadores de infância, o IUE prepara-se agora para dar um “grande passo” e integrar-se à maior universidade de Cabo Verde, e assim passará a usar a imagem desta instituição de renome e a efectivar o lema “Vem crescer com a Uni-CV”.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau