NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Criada a Colecção Nacional das Artes 22 Mar�o 2016

O Governo acaba de criar a Colecção Nacional das Artes. Trata-se de um acervo patrimonial sem personalidade jurídica, com duração por tempo indeterminado, que funciona junto da Direcção Nacional das Artes que lhe dispensa todo o apoio administrativo. A colecção será gerida específica e temporariamente pela Galeria Nacional de Artes e terá sede no Palácio da Cultura Ildo Lobo, cidade da Praia.

Criada a Colecção Nacional das Artes

A Colecção Nacional das Artes tem como objectivo principal inventariar, classificar, documentar e fazer a manutenção e a gestão artística do acervo geral das obras de arte do Estado, sem prejuízo da plena prossecução dos demais fins advenientes de uso. Tem ainda como fim a guarda das obras na posse da Galeria Nacional de Artes, do Centro Nacional do Artesanato e Design, dos Centros Culturais e dos demais serviços e departamento governamental responsável pela área da cultura, e do seu património próprio.

O património inicial da colecção é constituído por bens como pinturas, esculturas, desenhos, esboços (registos de processos criativos), gravuras, serigrafias, fotografias, batiques, tapeçarias, reproduções bidimensionais de obras e outras formas de linguagens plásticas, em qualquer suporte, que se encontram na posse de serviços da administração directa, indirecta, de institutos e fundos autónomos.

É constituído ainda com as obras, resultante de doações, incluindo prendas oficiais feitas à colecção ou a qualquer serviço da Administração Central do Estado e institutos, de aquisições futuras e obras que venham a ser voluntariamente incorporadas à colecção pelos demais órgãos de soberania e pelas autarquias.

Para fazer face às despesas de funcionamento da Colecção o Estado, através do Tesouro, contribui com uma verba inicial de cinco milhões de escudos (5.000.000$00) para a aquisição de obras de arte. Mas este valor deverá actualizado e inscrito anualmente.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau