SOCIAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Criadores do Porto Novo lançam SOS: Mais de cinco mil cães vadios continuam a dizimar o gado no concelho 04 Agosto 2017

Está a ser difícil a situação por passa o gado no Porto Novo de Santo Antão. Os mais de mil cães vadios que deambulam pelo município continuam a matar os animais nos campos de pastagem, para o desespero dos criadores de gado, alertou hoje (03) a Associação dos Criadores de Gado, neste concelho.

Criadores do Porto Novo lançam SOS: Mais de cinco mil cães vadios continuam a dizimar o gado no concelho

O caso está a ter impacto negativo grave na economia das famílias que vivem da criação de animais – só no Planalto Leste regista-se mortes de cerca 20 cabeças de gado. Mas a matilha mais numerosa e violenta encontra-se na cidade do Porto Novo.
Segundo um despacho da Inforpress, os criadores de gado têm vindo, ultimamente, a alertar às “autoridades competentes” para essa situação, sem que ainda se tenha tomado medidas para impedir que os cães sarnentos continuem a dizimar os animais, sobretudo caprinos.

Denuncia o representante da Associação dos Criadores de Gado do Porto Novo, Erineu Rodrigues, que a situação mais complicada se verifica nos arredores da cidade do Porto Novo, onde tem-se registado, frequentemente, animais mortos pelos cães vadios.

Rodrigues informa que também no Planalto Leste os criadores têm vindo a enfrentar o problema dos cães sem dono que, ultimamente, terão matado perto de duas dezenas de cabras, nessa localidade.

Erineu Rodrigues lamentou o facto de os pastores estarem de “mãos atadas”, já que nem os serviços municipais, nem os responsáveis de saúde e nem tão-pouco o Ministro da Agricultura e Ambiente assumem a responsabilidade de resolver o problema.

Para este responsável citado pela Inforpress, tem de haver uma entidade que ajude os criadores a se livrarem desses cães vadios que ameaçam o gado, sobretudo na periferia da cidade do Porto Novo, onde existe um efectivo que ultrapassa cinco mil cabeças.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau