ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Custo de transportes colectivos urbanos mais caro a partir desta segunda-feira 14 Maio 2017

Os custos os Transportes Colectivos Urbanos de Passageiros (TCUP), com destaque para autocarros, estão mais caros a partir desta segunda-feira,15. É que, segundo determinou a Agência da Regulação Económica (ARE), para cada bilhete de autocarro haverá uma subida de entre 2 e três escudos na Praia e no Mindelo, respectivamente.

Custo de transportes colectivos urbanos mais caro a partir desta segunda-feira

Apesar da recente baixa registada nos preços de combustíveis, conhece-se agora a subida nos bilhetes de autocarros nos principais centros urbanos do país – a medida vai afectar sobretudo a população com menor poder de compra, com destaque para os que trabalham e os filhos destes que vão à escola.

Mas a ARE esclarece que respeitou todos os critérios normalmente exigidos na definição dos custos da nova tarifa para os transportes colectivos urbanos de passageiros. «O aumento do custo por quilómetro (CVE/km), conjugada com o aumento do índice de passageiros por quilómetro (IPKE), determinou a fixação da tarifa de equilíbrio (CVE/passageiro) para 2017, na cidade da Praia, em 41$00, e no Mindelo, em 40$00», lê-se na nota justificativa a que este jornal teve acesso.

A instituição explica que a tarifa dos TCUP é revista anualmente, através do cálculo do custo médio, que considera os preços dos insumos, os parâmetros de depreciação e remuneração dos veículos. Isto sem contar com informações sobre a demanda (passageiros transportados no período da última actualização tarifária) e oferta (quilometragem percorrida no período da última actualização tarifária). «A tarifa de equilíbrio é determinada pela relação entre o custo por quilómetro (CVE/km) e o índice de passageiros por quilómetro equivalente (IPKE)», fundamenta a nota.

Segundo a ARE, estas novas tarifas de equilíbrio para os Transportes Colectivos Urbanos de Passageiros (TCUP) vão entrar em vigor a partir das zero horas do dia 15 de Maio de 2017. Isto ao abrigo do disposto no artigo 11º do Decreto-Lei n.º 27/2003 de 25 de Agosto - que aprova os Estatutos da ARE-, e no Despacho nº2/2011 de 9 de Fevereiro, que estabelece a metodologia de cálculo, revisão e ajuste tarifário para o serviço dos TCUP.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau