SERÁ NOTÍCIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Debate sobre o papel das Heroínas na Luta pela Independência Nacional 19 Janeiro 2017

A Associação para a Promoção do Património Educacional – Cabo Verde (ASPPEC) e o Museu de Educação promovem, nesta quinta-feira,19, uma palestra sobre “O papel das Heroínas na luta pela Independência Nacional, no Auditório da Reitoria da Uni-CV, no Plateau, Praia. A jornada visa, com debates entre quadros jovens e protagonistas de luta da libertação nacional, exaltar o patriotismo nacional no momento em que se celebra mais um aniversario da morte daquele que foi o fundador da nossa nacionalidade, Amílcar Cabral.

Debate sobre o papel das Heroínas na Luta pela Independência Nacional

O debate enquadra-se nas comemorações do 20 de Janeiro, Dia dos Heróis Nacionais. Conforme os seus promotores, tem por propósito saudar a efeméride e homenagear os heróis nacionais, em particular as mulheres, reconhecendo o seu papel na luta armada, bem como proporcionar um momento de reflexão, partilha e diálogo com os alunos, sobre o papel das mulheres na luta pela independência nacional.

A para de emblemática Titina Silá da Guiné Bissau(ver na foto ao lado de Amílcar Cabral), lembramos que Carlina Pereira, esposa do ex-Presidente da Republica Aristides Pereira, Paula Fortes e Zázá enfermeira foram algumas das heroínas cabo-verdianas já falecidas. Temos ainda com vida outras combatentes como Maria das Dores Silveira, Damiana Duarte (enfermeira), Amália Araújo, Maria Luiza Boal, Tútú (Maria) enfermeira, Luiza Alves (militar na reforma), Elisabete Reis, entre outras mulheres guerreias contra o colonialismo português.

A palestra da Praia contará com a participação de uma representação de alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da cidade da Praia e dos respectivos professores. Será um momento de partilha de informações e de conhecimento da história da luta armada, com os alunos. A ocasião será também aproveitada para apresentação de testemunhos de algumas personalidades que participaram activamente na luta pela independência de Cabo Verde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau