NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Delegações do Ministério do Desenvolvimento Rural galardoados com medalha de mérito profissional 12 Agosto 2014

As delegações do Ministério do Desenvolvimento Rural da Ribeira Grande de Santiago, Praia, São Domingos, Santa Cruz, Santa Catarina, Tarrafal, Maio, Fogo, Brava, Boavista, São Nicolau, São Vicente, Porto Novo e Ribeira Grande de Santo Antão foram galardoados com o primeiro grau da medalha de mérito, na categoria mérito profissional. Com isso, o Governo diz estar a “enaltecer e recompensar esses serviços e seus servidores pelo valioso contributo que, com o seu trabalho, têm prestado em prol do desenvolvimento da agricultura no país e na melhoria de vida nos campos do país.

Delegações do Ministério do Desenvolvimento Rural galardoados com medalha de mérito profissional

O despacho do Primeiro-ministro tornou-se oficial na última sexta-feira, 8 de Agosto, após a sua publicação no Boletim Oficial. José Maria Neves afirma que a aposta na agricultura como um sector atractivo e rentável tem vindo a repercutir fortemente no crescimento do mundo rural, inclusive na mudança de mentalidade das famílias que já não pensam em produzir apenas para o consumo próprio, ou para um mercado restrito, mas também numa perspectiva mais alargada, abarcando todos os mercados nacionais, incluindo o turístico.

“A concretização dessa nova realidade de êxito e progresso deve-se, em grande parte, ao firme engajamento e imensurável dedicação das delegações do Ministério do Desenvolvimento Rural, lideradas por delegados capacitados, abnegados e comprometidos com a causa da modernização da nossa agricultura e da melhoria das condições de vida da nossa população, particularmente a rural, contribuindo decisivamente para o progresso e desenvolvimento do país nesse domínio”, escreve José Maria Neves.

O executivo é de opinião que a agricultura deixou de ser apenas uma actividade de subsistência para paulatinamente se afirmar como uma verdadeira actividade económica, mercê das novas oportunidades e paradigmas. A este propósito, Neves destaca o agro - negócio que, a seu ver, é o resultado de avultados investimentos que o Governo tem levado a cabo nesse sector, e tem vindo a desenvolver-se ao atrair cada vez mais investidores, nacionais e estrangeiros.

O Primeiro-ministro sublinha que essa transformação no campo deve-se sobretudo à introdução de novas formas de mobilizar e armazenar a água, através de barragens, diques, e ordenamento das bacias hidrográficas. Mais: a estratégia também tem passado por massificar a técnica de irrigação gota-a-gota, introduzir novas tecnologias de produção, melhorar os serviços de extensão rural, desencravamento das zonas rurais através de construção de estradas, para além dos fundos destinados às micro - finanças, e apoio ao desenvolvimento empresarial.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau