ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Deputados denunciam desorganização na Assembleia Nacional: Sessão sem convocação 5 dias antes da plenária que debate o Estado da Nação 20 Julho 2017

O parlamento cabo-verdiano está, neste momento, a viver uma situação inédita: ainda nesta quarta-feira,19, não estava convocada a conferência dos líderes dos representantes para fixar a agenda da plenária da próxima segunda-feira, 24, que deve também debater o Estado da Nação. Para alguns parlamentes que procuraram o Asemanonline para denunciar essa situação, este caso serve para ilustrar o estado da desorganização em que se encontra a Assembleia Nacional de Cabo Verde.

Deputados denunciam desorganização na Assembleia Nacional: Sessão sem convocação 5 dias antes da plenária que debate o Estado da Nação

Os deputados estão preocupados com a situação por que passa a Assembleia Nacional neste momento. É que, segundo denunciam os ouvidos pelo Asemanaonline, a cinco dias da sessão deste mês de julho, ainda sequer foi realizada a conferência de representantes e convocada a respectiva plenária pela Mesa da Assembleia.

«Ainda nesta quarta-feria,19, a Mesa da AN não tinha convocada a conferência de líderes de representantes – bancadas do MpD e do PAICV- para sequer fixar a ordem do dia da plenária deste mês, que obrigatoriamente tem de começar na segunda-feira,24. Como consequência, não foi também convocada a mesma sessão da Assembleia Nacional», lamenta um eleito da nação.

Para alguns deputados, esta é uma situação inédita que se regista agora no parlamento cabo-verdiano. «Estamos a cinco dias do arranque da sessão parlamentar ainda não recebemos sequer a convocatória para o efeito. Isto é a primeira vez que está acontecer em Cabo Verde», criticou o ouvido por este diário, para quem «isto demonstra o estado da desorganização em que se encontra a Assembleia Nacional». Um facto que, segundo a mesma fonte, vai ter reflexo no trabalho das bancadas parlamentares e consequentemente no desempenho da AN.

Numa crítica directa à Mesa da Assembleia Nacional, eleitos da Nação contestam não ser aceitável que os Grupos Parlamentares e deputados não tenham acesso à convocatória da reunião pelo menos uma semana antes de cada sessão parlamentar. Segundo eles, o caso é mais grave, já que a próxima sessão é também reservada para debater o Estado da Nação, que acontece uma vez por ano e que exige o tempo necessário para a sua preparação.

Entretanto, até ao fecho desta edição foi impossível ouvir a Mesa da Assembleia sobre o assunto. Contamos retomar esse dossier logo que possível para apurar o que terá estado na origem dessa situação inédita no parlamento cabo-verdiano.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau