REGISTOS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Descoberta nova espécie que existe há mais anos do que os dinossauros 27 Fevereiro 2018

Depois de décadas à procura, os cientistas descobriram uma nova espécie de tubarões de seis guelras, cujos antepassados viveram há 250 milhões de anos.

Descoberta nova espécie que existe há mais anos do que os dinossauros

A espécie encontrada vive no Oceano Atlântico e só é diferente da espécie que vive no Oceano Pacífico e Índico a nível molecular.

"Mostrámos que esta espécie do Atlântico é na verdade muito diferente daquela que vive no Oceano Pacífico e Índico a nível molecular, a um ponto em que é óbvio que se tratam de espécies diferentes apesar de parecerem muito semelhantes a olho nu", explicou o investigador encarregue da descoberta.

O estudo, publicado na revista Marine Biodiversity, foi uma colaboração de várias instituições e os tubarões que terão originado a espécie habitam o planeta há mais de 250 milhões de anos. Por comparação, os dinossauros apareceram inicialmente a aproximadamente 230 milhões de anos.

Como os tubarões desta espécie nada a milhares de metros da superfície da água identificá-los e estudá-los tem sido difícil.

Ao contrário de os seus familiares do Oceano Pacífico e Índico que chegam aos 4,5 metros, os do Atlântico não crescem muito, atingindo aproximadamente 1,80 metros na idade adulta.

Apenas duas espécies deste tipo de tubarão de seis guelras eram conhecidas - o tubarão-albafar e o tubarão hexanchus nakamurai - esta nova espécie torna-se assim a terceira. Fonte: NM

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau