REGISTOS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Descoberto sinal de risco iminente de ataque cardíaco 22 Agosto 2017

Um grupo de cientistas verificou que este sintoma era comum em 89% dos casos de ataque cardíaco analisados.

Descoberto sinal de risco iminente de ataque cardíaco

Depois de analisarem as matérias que estavam a bloquear as artérias de pacientes que tiveram ataques cardíacos, uma equipa de cientistas e médicos da Universidade Estadual do Michigan, nos Estados Unidos da América confirmou que era o colesterol, sob a forma de cristais, que mais bloqueava as artérias destes pacientes.

Como reporta o Independent, os investigadores descobriram que este tipo particular de colesterol enrijecido se encontrava em mais de 89% dos casos que foram parar aos serviços de urgência hospitalar.

"Em estudos anteriores, mostrámos que quando o colesterol passa de líquido para sólido ou estado de cristal, ele expande-se em volume como acontece com o gelo e a água. Esta expansão dentro da parede da artéria pode rasgá-la e bloquear o fluxo de sangue provocando um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC)", disse o Dr. George Abela, professor de medicina da Universidade Estadual de Michigan.

Este estudo foi mais longe, pois ao analisar pacientes que recorreram a mais de 240 serviços de emergência médica descobriram que os aglomerados maiores de cristais de colesterol conseguiram ultrapassar a placa e as paredes das artérias, conseguindo até entrar sozinhos no coração.

Além dos estragos que fizeram, estes cristais também ativaram a produção de moléculas de inflamação chamadas interleucina-1 beta, que pode deixar as artérias inflamadas e agravar o seu estado. Fonte: NM c/iStock

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau