ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaque do Jornal A Semana 1251 21 Outubro 2016

O jornal A Semana regressa às bancas, no final da tarde desta sexta-feira - regista-se algum atraso no seu transporte no voo Lisboa-Praia por avarias num dos aparelhos da TACV . Destaca como principal manchete a notícia de que o Estado de Cabo Verde entregou a um privado uma ‘mina de ouro’, no caso as Salinas de Pedra de Lume, na ilha do Sal. Este rende ao seu administrador perto de cem milhões de escudos por ano, sem que a comunidade envolvente e a ilha sejam beneficiadas. Diz o jornal que documentos sugerem que a sua exploração é ilegal. Mas a Turinvest Holding, cujo PCA é o empresário Andrea Stefanina, garante que detém todos os direitos legais de exploração das salinas e de vários outros terrenos que vão de Feijoal a Parda, na povoação de Pedra de Lume. Eleita uma das Sete Maravilha de Cabo Verde, Património Histórico e Cultural e candidatas a Património da Unesco pela singularidade de se situarem dentro da cratera de um vulcão, as Salinas de Pedra de Lume são, na realidade, de património privado.

Destaque do Jornal A Semana 1251

Primeiro Caderno

Merece destaque, na actualidade, a notícia de que o Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ) determinou a aposentação compulsiva do juiz Amândio Brito, na sequência da polémica em torno das chocantes confissões públicas feitas por este magistrado e outros membros da CRASDT (Congregação Reformada dos Adventistas do 7º Dia de Tendas) na rede social Facebook. Para o CSMJ, o arguido pôs em causa a credibilidade e imagem da Justiça cabo-verdiana ao partilhar e confirmar um relato do crente Cândido de Pina, que expõe de forma detalhada a participação de ambos em festas de carácter sexual, que incluiriam práticas homossexuais e incesto, consumo de “erva”, além de admitir que fez parte de um plano para assassinar o líder da referida congregação religiosa.

Chama para a primeira página a disputa de liderança na UNTC-CS, para dizer que Aníbal Borges defende uma frente única para mudar a postura do Governo e do patronato. «Se ganhar, irei mobilizar os sindicatos e os trabalhadores para fazermos uma frente única e exigir uma outra postura do Governo e dos empregadores, promovendo a negociação colectiva e acordos de empresas como instrumentos privilegiados de regulamentação colectiva de trabalho». O congresso da UNTC-CS está convocado para 25 e 27 de Novembro, na Praia.

No social, há a grande reportagem sobre o bairro da Barraca, na Boa Vista. Diz que, 20 anos após o seu surgimento, o bairro mais populoso da ilha continua a viver dias terríveis. As chuvas de Setembro deixaram a comunidade debaixo de água, sujeira e mau cheiro. Uma prova de que, mesmo deixando para trás as construções toscas de papelão e lona para assumir-se como um bairro de “pedra e cal”, a Barraca, como é conhecido, é ainda uma “bomba”, pronta a explodir.

Noticia ainda que Cabo Verde registou 50 casos de paludismo e um óbito provocado por esta doença de Janeiro a esta parte. 26 dos casos têm a ver com pessoas provenientes do estrangeiro e 24 são autóctones, indica a nova directora nacional de Saúde. Maria da Luz Tavares Mendonça assevera, porém, que desde 2010 não ocorreu nenhum caso de dengue no país.

Caderno Económico “Cifrão”

Abre com a notícia de que o Hotel Terra Lodge em São Vicente recebe esta sexta-feira, 21, os seus primeiros hóspedes. Empreendimento com “história e alma”, que preserva a “bonita arquitectura” da antiga casa da família Marques, está totalmente integrado na comunidade de Alto Solarine. Mas esta opção de turismo sustentável custa caro. São, entre a compra da casa e a sua ampliação, mais de 60 mil contos investidos.

Num outro registo, revela que os diversos intervenientes e operadores com negócios ligados ao mar estão, desde ontem, 20, a partilhar experiência e conhecimento, no quadro da 5ª Expomar-Feira do Mar que acontece em São Vicente - está inserida na Semana do Mar que arrancou no dia 17 e vai até ao dia 22, sábado. Trata-se de um momento único e ímpar para este sector, conforme Carlitos Fortes, presidente do conselho de administração da Enapor, empresa pública responsável pela organização deste certame.

Caderno de Cultura “Kriolidade”

Apresenta o cabo-verdiano Kaito Araújo, que, com apenas de 19 anos, possui uma experiência de vida e um curriculum de causar inveja aos melhores fotógrafos do mundo. De atendente no Mc Donalds passou a fotógrafo de estrelas. Hoje, vive um sonho reservado a poucos: a possibilidade de privar com alguns dos mais conceituados artistas da música americana.

Dá-nos a conhecer Stephan Almeida, o herdeiro de “Bau” que quer construir o seu percurso. Do seu progenitor e mestre herdou o dom de tocar instrumentos de corda como o cavaquinho e o violão. Um talento que já lhe permitiu trabalhar com Sara Tavares, Tito Paris, Rui Veloso, Olga Cerpa, Pierre Aderne, entre outros. Neste momento, dedica-se à sua carreira a solo, investindo no seu segundo CD. O disco, que chega ao mercado em meados de Novembro, encerra o projecto de música tradicional de Cabo Verde “Nós Raíz”.

Caderno Desportivo “Lance”

Anuncia a maior Corrida de S. Silvestre de sempre em Cabo Verde. Centenas de atletas, residentes no país e na diáspora, são esperados na tradicional corrida de São Silvestre da cidade da Praia no dia 31 de Dezembro. Está assegurada a presença de Carlos Sá, maior ultramaratonista português e organizador de eventos desportivos em Portugal – ele é o Padrinho da edição deste ano. Angola participa com três atletas e outros chegam também de São Tomé e Guiné-Bissau.

Fala do novo pacote de leis da International Football Association Board (IFAB), que entrou em vigor no dia 1 de Junho e que traz novidades ao desporto-rei. São 95 adendas propostas pela IFAB, o que faz destas as mais significativas alterações das últimas décadas no mundo futebolístico. Destacam-se as novas regras para o fora de jogo, a marcação de penalidades, a tripla punição em caso de falta cometida por um defensor sobre o adversário em clara situação de golo, ou seja a marcação de penálti, expulsão e suspensão do infrator.

Radar- Página 7

- Pode-se ler os olhares dos observadores criticos sobre a vida social, económica e politica do país, mas sempre com muito humor! Boa leitura a todos!

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau