ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaque do Jornal A Semana edição nº 1203 06 Novembro 2015

O A Semana regressa hoje às bancas com todos os cadernos. Traz como principal manchete a noticia de uma cortina de silêncio que está a “cobrir” o suicídio de uma paciente que se encontrava internado na ala psiquiátrica do Hospital Baptista de Sousa em São Vicente. Uma situação que desagrada os funcionários e revolta o médico-assistente de Antónia “Toya” do Rosário, que diz que determinou a internação da paciente para proteger a sua vida, mas o hospital falhou por negligência. “O caso deve ser investigado para que os culpados sejam responsabilizados”, frisa. A directora clínica do HBS, Samila Inocêncio, escusa-se a tecer comentários, limitando-se a afirmar que o “caso está sob averiguação”.

Destaque do Jornal A Semana edição nº 1203

Na política, o jornal revela que o PAICV renova-se para as legislativas em Santo Antão com três quadros jovens. O engenheiro agrónomo Odailson Bandeira, o politólogo-professor universitário Arcádio Lopes e a engenheira civil Odete Lopes vão integrar a lista do partido pelo círculo eleitoral de Santo Antão e fazer o PAICV cumprir a sina que a sua nova liderança traçou para os próximos tempos: abrir-se à sociedade civil.

Chama para a primeira página a eleição na Ordem dos Médicos de Cabo Verde para dizer que o psiquiatra Daniel Silves Ferreira é candidato no pleito de 28 de Novembro. O concorrente à sucessão de Júlio Andrade lidera uma lista que tem Maria Conceição Pinto como vice-presidente e Samila Évora Inocêncio como presidente da Assembleia-Geral. Caso vier a ser eleito, Silves Ferreira propõe-se, num exclusivo a este jornal, trabalhar para adequar a OMC aos desafios dos novos tempos, contribuir para melhorar a saúde no país e dignificar a classe médica.

A edição desta sexta-feira do A Semana traz ainda para a ribalta um caso no mínimo surpreendente: o jurista Agnelo Tavares poderá responder em juízo por um crime de furto de energia supostamente praticado contra a Electra, na cidade dos Espargos. O ex-juiz do Tribunal do Sal foi formalmente acusado pelo Ministério Público no passado dia 30 de Setembro, mas solicitou uma Audiência Contraditória Preliminar para evitar que o processo vá a julgamento. Tavares nega a acusação em toda a linha e afirma, no seu pedido de ACP, que o crime, mesmo que existisse, já estaria prescrito à luz do Código Penal. No entanto, o MP enquadrou a ocorrência na nova Lei, que estipula penas de 1 a 5 anos de prisão, e propôs ainda uma caução de 500 contos como medida de coacção.

Suplemento Económico

O caderno económico Cifrão abre com a notícia do lançamento da primeira-pedra do empreendimento turístico Hilton Praia, que se perspectiva vir a ser um ícone da cidade capital. E agora em Novembro. Mas a maior novidade é que na ocasião o The Resort Group PLC deverá anunciar não só o arranque do White Sands Hotel e Spa Boa Vista como também do seu segundo investimento nessa ilha.

Retoma o caso da Engeobra, uma das maiores empresas de construção civil de Cabo Verde que faz tudo para evitar o fim, a falência. Agora, para pagar os trabalhadores e credores, vai vender imóveis, materiais e equipamentos que neste momento não precisa, devido à falta de projectos para executar. Zacarias de Pina garante que a Engeobra vai também recorrer à cobranças judiciais e extrajudicias para recuperar dívidas junto do Estado e de privados, cujo valor global ultrapassa os 362 mil contos.

E notícia também no Cifrão que S. Vicente recebe de 17 a 20 de Novembro o 1º Fórum Nacional do Comércio, que se posiciona como uma plataforma de diálogo e de busca de consensos relativos à agenda entre os sectores público e privado. O certame acontece no quadro da 11ª edição da FIC 2015 e é direccionado a empresários, decisores políticos, instituições de apoio empresarial, associações e especialistas interessados em sedimentar práticas em matéria de competitividade, investimento, comércio externo, capacitação e reforço institucional.

Revela ainda que trabalhadores da empresa de calçado ICCO, filial da Aco-Fábrica de Calçado SA, de Portugal, e uma das empresas mais estáveis da Zona Industrial do Lazareto (ZIL), estão inquietos com as demissões que estão a ocorrer na empresa. Dizem que só este mês três funcionários foram mandados para casa. A nova directora da ICCO, Eduarda Martins, confirma os despedimentos. mas diz que estão relacionados com as avaliações feitas.

Caderno Especial: Pedras ornamentais

Esta sexta-feira o jornal A Semana traz ainda um Suplemento dedicado às pedras de Cabo Verde. E anuncia a aposta da empresa CV Stone na produção industrial de pedras ornamentais em São Vicente, concedendo ao basalto nacional um estatuto equivalente ou até superior ao granito e mármore. O DG da Indústria e Comércio garante que todas as ilhas têm consideráveis jazidas, mas diz que é preciso investigar melhor para se poder conhecer todo o potencial da matéria-prima existente. Hermano Santos, sócio-gerente da CV Stone responde que “O nosso basalto tem mais qualidade que o mármore e o granito".

Na Cultura, Kriolidade faz uma incursão ao Carnaval 2016 para dizer que o Samba Tropical vai contar a história dos Jogos Olímpicos. O grupo, diz o seu presidente David Leite, decidiu associar o Carnaval aos Jogos Olímpicos para celebrar a dupla condição global do Rio de Janeiro: palco da maior manifestação cultural do mundo e do maior evento desportivo do planeta. Daí o tema do desfile do Samba Tropical ser "De Atenas ao Rio de Janeiro, nôs carnaval ê olímpico. Enquanto a tocha de Atenas incendeia o Rio de Janeiro, Mindelo brinca o seu Carnaval.”

O Suplemento Cultural anuncia ainda o novo livro do escritor Germano Almeida, que por estes dias vai a Macau falar de Cabo Verde e de literatura. No capítulo revelação, confira o talento do jovem Keiton Rodrigues, um estudante de arquitectura apaixonado pelo retrato a lápis.

Lance: Sofia Reis colecciona medalhas

Já no Desporto, Lance diz que Sofia Reis colecciona medalhas no taekwondo. Em apenas quatro anos a atleta que saiu do Madeiral, em S. Vicente, para a alta competição, soma sete medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze. Actualmente treina nos EUA, graças a uma bolsa do Comité Olímpico Internacional (COI), e prepara-se para os Jogos Olímpicos no Rio 2016. Mas o seu sonho é concilar as competições com a universidade, na área da fisioterapia, para ajudar cabo-verdianos nas disputas dentro e fora do país. Pretende ainda adquirir experiência e criar uma escola de taekwondo em Cabo Verde.

A nível do basquetebol, a Associação Regional de Santiago-Sul (ARBSS) decidiu introduzir mais 3 equipas no campeonato, Palmarejo Sport Clube, Unidos do Norte, Guardião, passando dos habituais dez para treze clubes. Quem o diz é o Presidente da ARBSS, André Delgado, que realça a importância de uma prova mais longa e competitiva.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau