ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques A Semana nº 1216 05 Fevereiro 2016

A edição do Jornal A Semana que chega hoje às bancas revela que os Magistrados Judiciais estão descontentes. Questionam não só os critérios utilizados nas avaliações de desempenho, visando a promoção na carreira, mas também a falta de imparcialidade. Dizem que o Serviço de Inspecção Judicial apenas aplica critérios quantitativos, tais como a contagem de processos resolvidos/pendências, sem atender às diferenças substanciais. Denunciam ainda que há avaliadores que têm atribuído notas com base nas relações de amizade, o que pode levar a uma avaliação “injusta” e “desigual”. Daí que muitas das vezes a cotação atribuída é negativa, o que impede o avaliado de ser promovido à categoria superior, além de pôr em causa a própria competência profissional.

Destaques A Semana nº 1216

Política anuncia a corrida dos partidos para formalizar as candidaturas. Diz o jornal que os seis partidos políticos que concorrem às legislativas de 20 de Março – PAICV, MpD, PTS, UCID, PSD, PP – estão a trabalhar a todo o vapor para entregar as suas candidaturas aos Tribunais. O prazo expira na terça-feira (9) e nenhuma das formações políticas quer perder o comboio, na hora de formalizar as candidaturas à Assembleia Nacional. Desvenda num outro registo o novo lema de campanha - Cabo Verde Sempre – e logotipo do PAICV, que «incorpora constelações de estrelas negras mais modernas e cadentes».

Ainda na actualidade política, divulga os dados do recenseamento por ilhas. Estes mostram que Boa Vista foi a ilha que mais cresceu em percentagem de eleitores no último recenseamento, que está suspenso desde o dia 14 de Janeiro. Se nas eleições de 2011 tinha 4035 recenseados, agora registou mais 1235 eleitores, ou seja, passou a ter 5270 pessoas aptas a votar no pleito eleitoral de 20 de Março deste ano.

Social revela que o Tribunal do Sal marcou para 16 deste mês o julgamento do jurista Amadeu Oliveira, acusado pelo Ministério Público do crime de injúria agravada ao magistrado Ary Santos, ex-juiz da comarca salense. Oliveira vai responder pelo conteúdo de um e-mail enviado a um amigo, com conhecimento do próprio juiz, no qual tece críticas “ofensivas” à postura do magistrado relativa a processos em que são autoras as empresas Air Luxor Cabo Verde e Ginja Pescas, na sequência de litígios entre sócios e com uma terceira entidade.

Conta também a história heróica de Dany Fonseca Baptista Timas, um menino de 12 anos que nasceu com uma malformação dos membros, que está a comover a sociedade cabo-verdiana. Dany é transportado todos os dias ao colo pelo irmão mais velho, Zenadine Fonseca, até ao Liceu Domingos Ramos, da Praia, onde os dois estudam o 7º ano, na mesma turma. Mas este esforço de Zenadine Fonseca começa a causar-lhe problemas físicos. A mãe, Maria Inês Andrade Fonseca, que é vendedora ambulante, diz-se preocupada e pede ajuda para a locomoção do pequeno Dany.

Caderno Cifrão

É destaque a notícia de que a Matiota Invest, promotora do empreendimento turístico Golden Tulip Hotel a ser construído na Laginha em São Vicente, vai reformular o projecto às exigências do financiador. A empresa já entregou o novo projecto para aprovação na Câmara de São Vicente, agora sem o casino. O projecto, antes concebido em forma maciça para garantir maior segurança, agora é mais arejado e moderno.

Faz o balanço dos três meses de actividade da Transportes Marítimos de Cabo Verde, empresa constituída por 10 armadores filiados na Associação Cabo-verdiana de Armadores da Marinha Mercante. O próximo desafio da sociedade, de acordo com o PCA, é renovar a frota, com introdução de um barco a cada dois anos. Revela num outro texto que o Global Management Challenge pretende fazer uma experiência-piloto de competição de estratégia e gestão de uma empresa virtual em Cabo Verde. Para isso, propõe organizar equipas concorrentes, que terão de receber formação e realizar provas durante uma semana. A equipa vencedora participará na Grande Final de Macau, no mês de Abril.

Caderno Kriolidadi

Antecipa o CD de Milonika "Onti, Hoji, Sempri". Diz que a cantora cabo-verdiana, radicada em Nice (França), prepara-se para lançar o seu primeiro CD. A jovem, que já conseguiu chamar a atenção no universo kizomba além-fronteiras, promete no seu álbum de estreia cantar "histórias de vida". Apesar de nascida e criada em França, Milonika afirma-se cabo-verdiana: “A minha terra é Cabo Verde, sem dúvida", diz.

Revela que a cidade de Praia volta a ser palco da 4ª edição do Festival Grito Rock, um dos maiores eventos colaborativos do mundo, que este ano acontece entre finais de Março e inícios de Abril. O ponto alto acontece na Pracinha da Escola Grande com a actuação de vários grupos. Ainda, estão previstas diversas actividades, destacando-se o Mini Grito, com actuações de bandas e escolas formados por crianças, e o “Grito Cena”, dedicado ao teatro, danças, tertúlias e palestras.

Anuncia a digressão da banda neerlandesa Tango Extremo e do maestro cabo-verdiano Carlos Matos à Rússia, com início a 11 deste mês. Vão fazer sete concertos em que apresentarão versões em tango de temas de grandes compositores russos, como Tchaikovsky e Rachmaninov. E não podia faltar ao seu repertório os compositores “clássicos” do tango, o género nascido na Argentina, um dos quais é o incontornável Piazzola.

Caderno Lance

É notícia a crise financeira no futebol, que pode afastar Tarrafal FC, da aldeia piscatória do Tarrafal de Monte Trigo, das provas oficiais disputadas na região desportiva de Santo Antão-Sul. Sem meios para arcar com as despesas em transportes, a equipa costuma andar cerca de três horas para participar nas competições na cidade do Porto Novo. Uma “aventura” insustentável neste ano em que as provas também são disputadas a meio da semana e aos fins-de-semana.

Revela ainda que Ruben Sança está a cinco segundos de alcançar os mínimos que lhe darão a entrada nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, este ano. Para conseguir atingir o seu objectivo, o maratonista cabo-verdiano tem que correr em menos de duas horas e 19’ os 42 quilómetros da Maratona de Londres, que acontece a 24 de Abril.

Radar-página 7

Os fãs desta página podem ler muitas novidades com humor nesta fase de pré-campanha para as legislativas de 20 de Março.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau