ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques A Semana nº 1256 25 Novembro 2016

“Fogo prepara código para combater turismo sexual” faz a manchete do jornal A Semana desta sexta-feira, já nas bancas. A ilha do Fogo vai ter no início do próximo ano o seu Código de Conduta para Combater o Turismo Sexual (CCCTS). Destinado aos turistas, habitantes e operadores do sector, o documento pretende orientar e regular a conduta ética de todos aqueles que estão ligados à indústria do turismo, insurgindo-se principalmente contra a exploração sexual infanto – juvenil na ilha que tem o vulcão activo como seu ex-líbris.

Destaques A Semana nº 1256

Primeiro Caderno

Na Actualidade, o semanário anuncia que o Ministério Público (MP) no Tribunal da Comarca do Paul, Santo Antão, já começou a ouvir em processo o edil António Aleixo e vários outros envolvidos no caso de utilização indevida da viatura da Câmara Municipal nas últimas campanhas autárquicas. A acusação parte dos dois partidos na oposição – PAICV e UCID. Os acusados incorrem, nos termos do artigo 290º do Código Eleitoral, numa pena que vai até dois anos de prisão efectiva por terem supostamente violado os princípios da neutralidade e imparcialidade que cabe às entidades públicas durante o período eleitoral.

PAICV e Congresso: Ausência de eleições no Porto Novo gera polémica” também é destaque da edição desta sexta-feira do A Semana. Segundo o jornal, está a gerar polémica entre os militantes do PAICV no Porto Novo a ausência de eleições no sector, no quadro da preparação das directas de Janeiro e do congresso extraordinário de Fevereiro para renovar os órgãos nacionais do partido. Elísio Rocha, primeiro secretário local, é acusado pelos contestatários de ser “autoritário” e “desestabilizador” com a intenção de impedir a eleição de um novo primeiro secretário. Rocha defende-se, alegando que o PAICV tem órgãos próprios para abordar questões estatutárias, e acusa os descontentes de serem “detractores do partido que estiveram ausentes nas eleições legislativas e autárquicas, posicionando-se contra as candidaturas, e que hoje se sentem no direito de invocar e fundamentar inverdades”.

Ainda na Actualidade A Semana destaca que a “UNTC-CS reúne-se em Congresso” com um “Duelo entre os renovadores focados no ambiente laboral”. A UNTC-CS reúne-se a partir desta sexta-feira, no Hotel Vulcão da Cidade Velha, em mais um congresso ordinário. A disputa entre os dois candidatos à sucessão de Júlio Ascensão Silva – neste caso, Aníbal Borges e Joaquina Almeida -, está ao rubro nesta recta final com o debate focado nas principais revindicações dos trabalhadores e no ambiente laboral difícil que se vive em Cabo Verde.

No correio das Ilhas, A Semana também denuncia na sua primeira página: “Esgoto a céu aberto incomoda Santa Maria”. Segundo este periódico, um esgoto corre a céu aberto a escassos metros do Complexo Educacional de Santa Maria, na ilha do Sal. O caso constitui um verdadeiro atentado à saúde pública, já que, além de conviver com o mau cheiro, os cerca de 900 alunos do referido estabelecimento, os residentes da área e turistas correm sérios riscos de contrair doenças. Mas por enquanto queixam-se apenas de dores de cabeça, dizem que por conta do odor insuportável.

A Semana noticia ainda, no plano económico, que “Quinto hotel do grupo RIU Cabo Verde nasce em 2017”Onze anos depois da inauguração do primeiro empreendimento hoteleiro em Cabo Verde, o grupo RIU anuncia a construção de um quinto hotel no pais, na ilha da Boa Vista, a partir já do próximo ano, orçado em 80 milhões de euros. Além disso, investiu cerca de 37 milhões de euros na remodelação dos seus resorts na ilha do Sal. Com esta investida o grupo quer provar que veio para ficar porque acredita em Cabo Verde como destino turístico.

O periódico dá também conta de que o “Autoproclamado MNR e SINDEP estão em pé de guerra”. O autoproclamado Movimento Nacional para Renovação da Direcção do Sindicato Nacional dos Professores (MNR) e a liderança daquela organização sindical estão em pé de guerra. O grupo liderado por Alcides Moreira diz-se indignado e revoltado com «o fraco desempenho do actual presidente, Nicolau Furtado, e sua equipa». Para aquele movimento sindical, esta direcção, que está à frente da organização há 17 anos, deveria ser “humilde” e reconhecer o desgaste organizacional, bem como a sua fraca cultura para alcançar resultados que satisfaçam a classe docente. O líder do SINDEP afirma, por sua vez, que a maioria dos membros do MNR não reúne condições para concorrer à chefia da organização por não ser sócia do SINDEP. Ademais, não conhece o Estatuto de Carreira Docente.

Suplemento Desportivo Lance

No caderno Lance o grande destaque é o anúncio de Márcio Fernandes de que vai se retirar do atletismo. Márcio Fernandes, detentor do título de campeão do mundo no lançamento de dardo, vai pôr fim à sua carreira. O anúncio foi feito ao Lance pelo atleta paraolímpico cabo-verdiano após saber que é um dos homenageados da Gala do Desporto 2016, que acontece no próximo dia 3 de Dezembro. “Este é o tempo certo, visto que percorri um longo caminho com resultados positivos e satisfatórios”, afirma Fernandes, que diz estar satisfeito por ter representado bem Cabo Verde e ver isso reconhecido.

No campeonato de futebol do Fogo o Vulcânico é o alvo a bater, diz o suplemento desportivo. Este sábado começa a rolar a bola nos estádios da ilha do Fogo, dando assim início à nova época futebolística. Todas as equipas mostram-se decididas a vencer o regional. O alvo a abater é, obviamente, o Vulcânico, campeão em título. Mas o detentor do troféu já mostrou que não teme a ameaça dos adversários, vencendo o ABC de Patim por 4-0 na primeira edição da Taça Inter-Campeões “Mário Djudju”, na última semana.

Lance afirma ainda o “Arranque da época dos desportos náuticos” e que por isso está a ilha do Sal movimentado e com boas ondas. Já arrancou oficialmente o período dos desportos náuticos no Sal. Em todas as praias de Santa Maria onde se pratica estas modalidades já se nota um grande movimento de desportistas e turistas que visitam a ilha só para “pegar” ondas.

Ainda na primeira página do Lance está a notícia de que estalou em S. Vicente uma Polémica sobre o Centro de Estágio, com o treinador César Ramos a denunciar a má gestão do centro. O Centro de Estágio da Federação Cabo-Verdiana de Futebol em São Vicente (CEFCF-SV) não está a ser usado para o fim que foi construído – formar os jovens de barlavento. Em vez disso, é disponibilizado a terceiros numa lógica de pura rentabilização. A denúncia é do treinador César Ramos, para quem o espaço deveria estar inteiramente à disposição dos clubes com escalões para formação e das equipas federadas. O gestor do centro, Jailson Gomes, refuta, estas acusações e assegura que o modelo de gestão em vigor visa também rentabilizar o CEFCF-SV.

Nas páginas interiores de Lance ainda pode ler “Onze Estrelas tem nova equipa directiva e novas ambições”. O Onze Estrelas, clube de Bofareira, Boa Vista, acaba de renovar a sua direcção. O presidente eleito, Carlos Morais, disse ao A Semana que os objectivos do clube agora vão além de ganhar o campeonato e manter o “grande dinamismo desportivo que o Onze Estrelas vem granjeando”. Morais e o seu “staff” querem transformar a equipa de futebol numa associação comunitária e, através dela, alavancar o desenvolvimento da localidade sede - Bofareira.

E descubra também como em São Nicolau as equipas afinam baterias para a nova época desportiva. A época desportiva 2016-2017 em São Nicolau arranca este fim-de-semana com a disputa da primeira jornada do Torneio de Abertura. A prova conta com a participação de todas as equipas federadas da ilha: Futebol Club Praia Branca, F.C. Talho, Ajat-SN, Futebol Clube Ultramarina, Futebol Clube Belorizonte, Associação Académica de Preguiça, Clube Desportivo Ribeira Brava e Sport Clube Atlético.

Suplemento Cultural Kriolidade

A manchete de Kriolidadi faz-se com uma entrevista ao empresário da indústria musical Djô da Silva, que afirma: «Sou um privilegiado por ter trabalhado com fantásticos artistas de várias gerações». A Lusafrica é uma das editoras mais influentes de todos os tempos da música cabo-verdiana. Djô da Silva, o seu fundador passou a gestão da empresa para as mãos dos seus herdeiros – os filhos Elodie e Pierre da Silva – desde 1 de Novembro, para, ao fim de três décadas ao leme, assumir um novo desafio: dirigir a Sony Music Entertainment na Costa do Marfim. Em entrevista rápida, mas reveladora e até emocionante, ao Kriolidadi Djô da Silva partilha recordações do passado e expectativas que alimenta sobre o novo cargo e o futuro da Lusafrica.

Outro destaque do suplemento cultural é que “Vem aí a Gala Dja d’Sal Awards 2016”. Começam os preparativos para a segunda edição da Gala Dja d’Sal Awards, este ano agendado para a noite de 10 de Dezembro. O evento, promovido pelo grupo de Dj’s do Sal UniMix Deejay’s, vai galardoar as melhores figuras da ilha no desporto e na música.

Kriolidadi anuncia ainda que vai haver na Praia um Festival Internacional de grupos corais. A capital de Cabo Verde acolhe nos dias 2 e 3 de Dezembro o I International FestiCoral Praia. Participam na edição de estreia o Orfeão da Praia, que é também a organizadora do evento, o Coral de Mindelo e ainda um convidado de Portugal - o Coro dos Antigos Estudantes de Coimbra -, e dois do Brasil, Embracanto de Maceió e o Acorde do Natal.

A PauTcha Arts apresenta exposição “Ciclo Contemporâneo”, noticia o caderno cultural. Oleandro Pires Garcia e Yuran Henriques vão mostrar os seus trabalhos de pintura numa exposição colectiva a partir das 21 horas desta sexta-feira, na cidade da Praia. A iniciativa é da PauTcha Arts - Arte no Terraço, em Achada Santo António, no quadro do “Ciclo Contemporâneo”.

Outras matérias

Não perca também Agenda Cultural, Radar e Opiniões várias sobre assuntos relevantes da actualidade nacional.

Boa leitura a todos!

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau