ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do A Semana nº 1180 27 Mar�o 2015

A edição do A Semana que chega hoje às bancas faz manchete com a notícia do Estatuto dos Titulares de Cargos Políticos, aprovado esta semana na Assembleia Nacional. O jornal revela que mais de 200 mil contos vai ser o encargo anual do Estado em salários e subsídios da classe política, agora que, inesperadamente, o país assistiu ao aumento do salário do Presidente da República de 170 para 280 contos. Este é o primeiro grande impacto da implementação deste novo Estatuto.

Destaques do A Semana nº 1180

É actualidade a hipótese da Organização Marítima Internacional (IMO) penalizar Cabo Verde devido à inoperância dos principais equipamentos que compõem o sistema de comunicação e segurança marítima (GMDSS), instalado na Estação Costeira de São Vicente, por desrespeito às normas da Convenção de Salvaguarda de Vidas Humanas no Mar (SOLAS/74). O sistema está inactivo desde 2012. A piorar, os dois telefones autónomos de emergência oferecidos pela IMO estão também desactivados, por falta de pagamento do serviço de comunicação via satélite.

O jornal também coloca na primeira página a notícia de que o Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ) acaba de reforçar as suas secretarias judiciais espalhadas por todas as comarcas do país com mais 21 oficiais de diligências, fechando um ciclo que começou em 2013. Estes profissionais, figuras importantes na tramitação processual, devem iniciar funções no próximo mês de Abril.

As Repartições das Finanças de S.Vicente e de Porto Novo estão a receber, à revelia de um despacho do Director Geral das Receitas do Estado, dois mil escudos por cada declaração de vencimento que passam aos pensionistas. O dinheiro ilegalmente cobrado vai para o chamado "saco azul" e é usado para pagar as despesas correntes desse serviços.

Enquanto que o Social abre com a notícia de que um indivíduo de 26 anos, acusado de violar a irmã de quatro anos em Calheta de São Miguel, interior de Santiago, já está em prisão preventiva na Cadeia de São Martinho. Este crime que vinha acontecendo debaixo do tecto da família foi acobertado pelos próprios pais que sabiam de tudo, mas nada fizeram para o impedir. A menina continuaria a ser violada por um homem de 26 anos, se a última agressão sexual não tivesse resultado em lesões graves.

No dia da Mulher Cabo-verdiana, o suplemento cultural Kriolidade traz.a experiência da diva Suzanna Lubrano para mostrar um mal que ainda atrapalha o caminho da mulher deste país, independentemente da idade e condição social. Suzanna Lubrano põe em música a sua experiência de violência doméstica. “Vitória” é o nome do álbum que a cantora lança esta sexta-feira. Mas a diva não perde a alegria de viver e nem a fé no amor.

Num outro registo, e porque hoje também é o Dia Internacional do Teatro, a homenagem do Kriolidade vai para o grupo OTACA – Oficina de Teatro e Comunicação de Assomada - que esta tarde recebe o Prêmio de Mérito Teatral. Fundada há quase 40 anos por um grupo de carolas jovens amantes do teatro na Cidade do Planalto, a trupe que sempre levou para o palco as narrativas de Santa Catarina e do país, construindo uma nova estética para o mundo rural cabo-verdiano. Em cada apresentação, Santa Catarina assume a cena como protagonista.

Lance diz que o prazo para formalizar candidaturas ao cargo de Presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol termina esta sexta-feira. Os três pré-candidatos têm até hoje para oficializarem a sua ambição junto à Assembleia-Geral da FCF.

E na bola jogada, a hora é dos regionais de futebol.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau