ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do A Semana nº 1186 08 Maio 2015

O Jornal A Semana que chega hoje às bancas faz manchete com o “fogo cruzado” de utentes, médicos e enfermeiros no Hospital Baptista de Sousa. Dizem que os equipamentos de radiografia estão avariados, os blocos operatórios subaproveitados, o modelo de marcação de consulta ultrapassado, existe défice de formação dos médicos, enfermeiros são transferidos compulsivamente, falta diálogo e há interferência de interesses privados no domínio público. Para os críticos, o que se passa nesse centro hospitalar é reflexo das mazelas que atacam o funcionamento do sector da saúde em Cabo Verde. A ministra da Saúde, Cristina Fontes, responde que o HBS sempre foi alvo de críticas e reforça a sua confiança na gestora Sandra Vasconcelos, que assumiu a direcção do estabelecimento Fevereiro em 2013.

Destaques do A Semana nº 1186

Descontentamento também na ilha do Maio por causa da demora na conclusão dos Paços do Concelho, mesmo depois de a Câmara ter contraído sucessivos empréstimos bancários que extrapolaram o custo inicial do projecto, orçado em 177 mil contos é outro destaque do jornal. Os trabalhos iniciaram-se em 2007 e, oito anos depois, dizem desconhecer o seu custo real e quantos anos serão necessários para concluir o edifício, que está a ser executado pela construtora Concave, dirigida pelo deputado nacional Adalberto “Betú” Fernandes. Enquanto isso, a edilidade desembolsa 160 mil escudos de aluguer do espaço que alberga os serviços autárquicos municipais. O presidente, Manuel Ribeiro, não presta quaisquer esclarecimentos sobre este dossier.

Na política, a novidade é o pacto para a esquerda autárquica de 2016 na Boa Vista. Forças Vivas-Grupo Independente para o Desenvolvimento Sustentável da Boa Vista, que tem um eleito na Assembleia Municipal, decidiu associar-se ao PAICV para concorrer às autárquicas. Uma aliança que tem por objectivo desalojar o edil do MpD, José Pinto Almeida do poder – o autarca tem dado sinais de que vai concorrer a um quinto mandato consecutivo à frente da Câmara.

O jornal revela ainda que em São Filipe os reclusos são suspeitos de entrar com drogas na Cadeia Civil. São presos que beneficiam de liberdade laboral e que aproveitaram esta condição para entrar com a droga no estabelecimento. E o Inspector André Semedo volta à condição de testemunha no caso “Perla Negra”. Já o espanhol Felix Bustus é acusado pelo Ministério Público de colaborar com a organização criminosa. Os outros arguidos vão responder pelos crimes de associação criminosa, tráfico de alto risco, lavagem de capital e detenção de arma.

Na edição que chega hoje às bancas, não perca uma grande entrevista como o presidente da Cabo Verde Investimentos (CI) no caderno económico. José Duarte anuncia negociações para dois grandes investimentos em São Vicente - um para a Zona de Desenvolvimento Turístico Especial de Praia Grande e outro para o Flamengo -, mais dois no Sal, além do Decameron em Ponta Sinó e o Lhana Beach – bem como na Boa Vista, onde o The Resort Group deverá lançar em breve a primeira-pedra do White Sands, e na capital o Hotel Hilton. Uma dinâmica que mostra a retoma dos investimentos estrangeiros, sobretudo no sector do turismo, que é a locomotiva da nossa economia.

Kriolidade apresenta Assol Garcia, uma jovem que desde cedo se habituou a reunir amigas para cantar, mas foi apurando esse dom apenas em lugares íntimos, longe dos holofotes. Há quatro anos, uma amiga pediu-lhe que cantasse no seu jantar de aniversário num restaurante em São Filipe, Fogo. Timidamente, subiu ao palco, cantou e encantou. Além dos muitos aplausos e elogios, recebeu um convite para integrar a banda que tocava nessa noite. Nunca mais parou. Hoje, aos 25 anos, está prestes a dar o grande salto. “O meu primeiro disco estará no mercado ainda este ano”, anuncia Assol Garcia.

Ainda: Gláucia Nogueira prepara dicionário de música de Cabo Verde e Associação Mindelact lança colectânea de peças de Caplan Neves, este que é o dramaturgo do momento. As suas peças põem o dedo na ferida quanto a várias situações que se verificam no quotidiano – a violência doméstica, a pedofilia, entre outros –, despertando desta forma a consciência das pessoas. Cinco dos seus textos dramáticos estão agora em livro numa edição da Associação Mindelact. O lançamento é este domingo na cidade do Mindelo, enquadrado no MarDrama-Encontro dos Dramaturgos de Língua Portuguesa.

O caderno desportivo Lance faz manchete com o Nacional de futebol que começa amanhã. É que vários clubes que disputam o nacional querem saber se há ou não prémio monetário para o campeão da prova e se a federação vai comparticipar nas despesas de alimentação e estadia. Na véspera do arranque da prova, que começa amanhã em vários estádios do país, treinadores e dirigentes entendem que essa questão deveria ficar esclarecida antes do pontapé de saída da maior prova do futebol cabo-verdiano. Entre as equipas que defendem essa ideia estão o Mindelense de S. Vicente, Spartak do Fogo, Boavista da Praia, Académico-83 do Maio e Paulense de Santo Antão.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau