ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do A Semana nº 1207 04 Dezembro 2015

A edição do A Semana que chega hoje às bancas revela em editorial que o jornalista e sócio-fundador Alírio Dias de Pina é o novo Director interino, em substituição de Filomena Silva, que se encontra em tratamento médico no exterior. A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração da Nova Editora – proprietária do jornal – por deliberação da Assembleia-Geral. A equipa deste semanário, que é líder da imprensa escrita em Cabo Verde, com apoio do administrador-delegado da Nova Editora, promete continuar no estrito respeito pela linha editorial marcadamente crítica e independente que sempre caracterizou este projecto. Este “renovar de votos” vai sobretudo no sentido de reactivar a solidariedade dos leitores e amigos do Grupo A Semana. Em termos de conteúdos, a novidade tem a ver com uma nova forma de abordagem das questões da actualidade, com a inauguração de cadernos de periodicidade regular e assentes em reportagens e entrevistas de fundo sobre fenómenos, acontecimentos e decisões de âmbito nacional ou global. O regresso do “Radar” é um brinde com que prometemos presentear os leitores do jornal nesta nova fase.

Destaques do A Semana nº 1207

Na actualidade política, os líderes das bancadas do PAICV e do MpD fazem um balanço da actuação do Parlamento e do Governo, numa altura em que a legislatura faz o “sprint final”. Fernando Elísio Freire defende que a performance do MpD é positiva, porque ajudou na implementação de diplomas para a criação e funcionamento de organismos importantes no país. Mas lança críticas ao Governo, que acusa de falhas em diversas áreas do desenvolvimento, porque não acatou as propostas da oposição. Felisberto Vieira também dá nota positiva aos seus pares do PAICV e ao Governo, destacando os ganhos nos sectores da saúde, educação, infraestruturas e de instrumentos para potenciar o desenvolvimento económico do país. No entanto, convergem opiniões quanto à necessidade da reforma do Parlamento, que ficou pelo caminho por causa da inviabilização do Estatuto dos Titulares de Cargos Políticos (ETCP).

Em São Filipe, o Grupo Independente Abraçar São Filipe (GIASF) e o Grupo Independente Unidos por São Filipe Solidário e Desenvolvido, GIUSD, ameaçam inviabilizar o Orçamento e o Plano de Actividades para 2016, caso o PAICV, partido que suporta a governação camarária, não aceitar as suas propostas para alterar os dois instrumentos. O líder da bancada do PAICV, Luís Nunes, entende que as propostas vão ao encontro das expectativas dos sãofilipenses, tendo sido, aliás, aprovadas por unanimidade pelos vereadores. O edil Luís Pires diz que não vê necessidade de um encontro de concertação antes da sessão.
O A Semana traz um Caderno Especial com uma entrevista ao Director Nacional da Polícia, João Domingos de Pina, que faz uma radiografia desta corporação, depois que alguns agentes participarem na manifestação nacional dos quadros privativos da função pública por causa de questões ligadas à implementação dos estatutos das carreiras profissionais.

No Social, anuncia que os dois hospitais centrais - Agostinho Neto na Praia e Baptista de Sousa em S. Vicente - passam a funcionar como hospitais universitários. Os primeiros passos deste projecto foram dados com a assinatura de protocolos entre os hospitais, a Universidade de Coimbra e a Uni-CV. Da mesma forma, o HAN, o HBS assibaram um acordo com o Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), constituído pelos Hospitais de Santa Maria e Pulido Valente que, além de ajudar a implementar a vertente formativa, abre a possibilidade de realizar ensaios clínicos entre Mindelo, Praia e Lisboa.

Diz que o director da Cadeia Central da Praia foi assaltado por seis delinquentes armados enquanto deixava a irmã à porta de casa, no bairro de Ponta d´Agua. Os meliantes levaram uma máquina fotográfica, um telemóvel e quatro mil escudos. Os objectos não foram ainda recuperados, nem tampouco os criminosos capturados. O caso está sob investigação da Polícia Judiciária. E ainda que a Seguradora Ímpar tem disponível o montante de cinco mil contos para indemnizar as famílias dos passageiros vítimas do naufrágio do navio Vicente. Mas o dinheiro está ainda “congelado” à espera das certidões de óbito dos desaparecidos, que têm de ser emitidas pelos serviços de Registo e Notariado do Mindelo.

Retoma ainda o processo de narcotráfico Perla Negra para dizer que a briga judicial vai continuar, agora no Supremo Tribunal da Justiça. Os defensores dos arguidos já encaminharam para o STJ os recursos às sentenças proferidas pelo juiz Antero Tavares, e tudo indica que o MP tenha tomado o mesmo caminho, embora com objectivos opostos. O MP pretende um agravamento das penas aplicadas a Xande Badiu e José Villalonga, através de um novo enquadramento legal do crime de posse de arma, os advogados defendem a absolvição dos arguidos.

Cifrão

A reportagem no Suplemento Económico é com o engenheiro naval Sílvio Duarte, que coloca em causa a reparação do ‘Praia d´Aguada’. O superintendente inicialmente contratado pelo Governo para supervisionar a reparação diz ter “sérias duvidas” sobre a reabilitação do navio, que deveria ter ficado concluída em finais de 2013. Aquele especialista, que se incompatibilizou com os seus contratantes após o arranque dos trabalhos na Cabnave, diz que a reparação, embora de alto risco e com um investimento acima dos 100 mil contos, foi entregue à “bicharada”.

Noticia ainda que empresas nacionais estão a recorrer ao Programa de Consultoria de Especialistas Séniores da Holanda (PUM), que integra cerca de 3.200 profissionais voluntários que partilham – com empresários de países em desenvolvimento e mercados emergentes – conhecimentos técnicos e experiência profissional em áreas económicas e empresariais.

Kriolidade

O caderno de cultura apresenta Yacine Pafi, a nova promessa da música cabo-verdiana. Estudante do 12º ano, 18 anos, o seu sonho é ser cantora profissional e já prepara a gravação do seu primeiro disco. Enquanto isso, acompanha outros artistas em festivais no país e actua a solo em hotéis, restaurantes e bares da ilha do Fogo. O mesmo acontece com Hilário Silva, que também quer fazer carreira como cantor e compositor. Com 23 anos, este jovem vem marcando presença nas noites de Mindelo, com uma voz que já chama a atenção.

Lance

Anuncia que a equipa de basquetebol do Bairro Craveiro Lopes dá os últimos retoques para a sua participação na Liga dos Campeões Africanos, que acontece a partir do dia 9 deste mês, em Luanda. É a primeira vez que um clube de basquetebol cabo-verdiano se aventura na prova. No entanto, esta participação pode estar condicionada à confirmação do voo de regresso. Diz ainda que os fundistas Nelson Cruz e Crisólita Rodrigues são as apostas da Federação Cabo-Verdiana de Atletismo para a Meia-Maratona Internacional de Macau. A competição acontece este domingo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau