ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana 1149 20 Junho 2014

II Parada Gay em São Vicente, eis a manchete desta edição do Jornal A Semana. Sob a bandeira multicolor, a Parada Gay, marcada para 27 de Junho, pretende transformar o Mindelo na capital da felicidade e do amor diverso. O evento acontece por todo o mundo desde 1969 e, apesar de ser recente em Cabo Verde, conta já com um número significativo de lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros (LGBT), reforçados por um grupo de feministas e defensores de direitos humanos que apoiam a sua "causa". E nesta sua segunda edição, a Parada Gay conta com uma cooperação de peso: o presidente da Fundação Triângulo das Canárias, a maior organização de LGBT do arquipélago vizinho.

Destaques do Jornal A Semana 1149

Médico espanhol ameaça levar Cabo Verde, Espanha e Ordem dos Médicos ao Tribunal Europeu é outro destaque desta edição que chega hoje às bancas. A acusação do médico recai sobre xenofobia e bloqueio ilegal ao exercício de medicina privada.

Outro assunto digno de primeira página traz como título: líder do Sindicato Nacional dos Professores avisa que “não vão abrir mão dos direitos adquiridos”, principalmente no que toca à idade da reforma constante do estatuto em vigor. Por isso, Nicolau Furtado já pediu à Ministra da Educação e Desportos, Fernanda Marques, para voltarem à mesa de negociações, onde o SINDEP pensa apresentar, na especialidade, a sua contraproposta ao anteprojecto do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para os professores elaborado pelo Governo. E deu um prazo para saber a disponibilidade da Ministra: até à próxima terça-feira, 24 de Junho.

Esta edição dá conta que a PN prepara mudanças nas chefias intermédias de várias ilhas, fechando o ciclo que começou em 2013. A nova dança de cadeiras deverá contemplar 16 esquadras e três comandos.

O Cifrão regressa em peso com a notícia de que Graciete Lopes é a presidente do Conselho de Administração da Cabo Verde Handling. A engenheira e chefe do Gabinete de Qualidade para Operações de Terra da TACV acaba de ser eleita PCA da recém-criada sociedade, que tem a transportadora aérea nacional como única accionista nesta fase de arranque. A direcção é composta por três administradores, que tem a missão de licenciar as actividades da empresa junto da Agência da Aviação Civil (AAC) e fazer a transição da CVH para a ASA. Um processo que, diz o PCA da ASA, Mário Paixão, ficará concluído até ao final de Julho próximo.

“Sal precisa inovar para ser capital do turismo”, quem o diz é Démis Lobo Almeida, presidente da Comissão Política Regional do PAICV, para quem esta ilha ainda não desempenha o papel que pode e deve ter no processo de desenvolvimento do país porque “é governada por autarcas que não estão à altura dos desafios que a ilha impõe”.

O caderno económico anuncia também a chegada da segunda edição do Kavala Fresk Festival, o evento gastronómico que dá realeza à plebeia cavala. O Cifrão informa ainda que a proposta de lei que aprova o novo Código de Contratação Pública vai estar em debate na sessão parlamentar deste mês de Junho, que inicia esta segunda-feira, 23. O Governo pretende com esta iniciativa legislativa modernizar e desburocratizar a contratação pública em Cabo Verde. Mas a grande novidade é que vem proibir os contratos por ajuste directo com o Estado, ao mesmo tempo que regula a concorrência.

Nando satisfeito no Slávia de Praga enche o caderno desportivo. O defesa-central diz que os cabo-verdianos precisam enterrar o trauma do “erro de secretaria” que matou as esperanças dos “Tubarões Azuis” de chegar ao Mundial do Brasil e “tocar a bola prá frente”. Numa altura em que o afastamento de Cabo Verde dos play-off volta à baila, por causa do início da Copa Brasuca, o ex-capitão da selecção fala pela primeira vez do assunto para sair em defesa de Mário Semedo, um presidente que, nas suas palavras, seria incapaz de prejudicar o seu país, ainda mais de forma intencional. E afirma: “Se dependesse de Semedo estaríamos no Mundial”.

Cabo Verde procura título em masculino e feminino no “Challenge Trophy”, um torneio destinado às selecções sub-20 da zona II de África, também é assunto de destaque no Lance, que noticia ainda que Madueno Andrade deixa o comando do futebol de São Nicolau em Julho.

Kriolidade destaca as festas de S. João da Brava que este ano apresenta um cartaz convidativo com Ferro Gaita, Beto Dias, Neuza e Michel Montrond a encabeçar a lista dos artistas de um festival, em que também actuam Éder Monteiro, MASA-H, Vavá Flor di Brava, Éder Xavier, Suzy e vários grupos locais.

Mais música: Tabanka Djaz apresenta-se na cidade da Praia num “Badju conjunto” que promete ser memorável. Depois do sucesso da actuação no Festival da Gamboa 2014, a banda guineense volta à nossa capital para pôr os cabo-verdianos a dançar até ao raiar do sol. E em tempos de romaria e de bailes, o caderno cultural anuncia o de 4 de Julho nas festas município da Boa Vista e a sua padroeira Santa Isabel que promete ser uma festa de arromba com Neuza, Michel Montrond e Grace Évora na ilha das Dunas. Mas os Tabanka Djaz também vão estar no Mindelo, para uma grande festa de Sonjon no Ponte d"Aga, como manda a tradição.

O caderno da cultura fecha com “Eu Cantarei Amor”, o primeiro livro de poemas de Ivanildo da Luz, que chega às bancas ainda neste mês Junho. São 38 versos em que o autor partilha o amor avassalador que sente pela amada secreta com as mulheres de São Vicente, sua terra natal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau