ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana 1152 11 Julho 2014

Presidente da FIC acusado de gestão danosa é o título-manchete da edição do jornal A Semana que chega hoje às bancas. A notícia dá conta que o Tribunal da Comarca de São Vicente já tem em seu poder duas queixas-crime contra o Presidente do Conselho de Administração da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC). Luís Cardoso é acusado de "falta de transparência e indícios de gestão danosa da empresa", ao decidir unilateralmente comprar uma tenda gigante no valor de 10 mil contos, sem que a maioria dos membros do CA tenha aprovado tal investimento. O suspeito prefere não comentar.

Destaques do Jornal A Semana 1152

O Movimento para a Democracia não está disponível para fazer “grandes pactos nacionais" com o PAICV, eis outro destaque desta edição. É a resposta do líder parlamentar e vice-presidente do partido, Fernando Elísio Freire, ao repto lançado pelo líder parlamentar da maioria, Felisberto Vieira, no sentido da oposição associar-se ao PAICV para garantirem a paz social e a estabilidade nacional necessárias ao desenvolvimento e afirmação do país na cena internacional. É que para Fernando Elísio Freire tudo não passa de uma "estratégia" orquestrada pelo partido no poder no sentido de evitar que os cabo-verdianos percebam que o MpD é, sim, alternativa para governar Cabo Verde.

Também na política anuncia-se que o ex-Presidente Pedro Pires é uma das personalidades mundiais convidadas a participar esta sexta-feira, em Lisboa, Portugal, numa conferência internacional sobre "A Segurança no Golfo da Guiné". O "Comandante" será um dos oradores do encontro que analisa as várias dimensões da pirataria marítima que assola aquela região do nosso continente. Merece também honra de primeira página a boa nova de que a barragem de Figueira Gorda, em Santa Cruz, será inaugurada no dia 26 pelo Primeiro-Ministro, José Maria Neves. A obra, que já está pronta para receber as primeiras chuvas, é a maior e a mais completa infra-estrutura hidráulica do país. E é a primeira que tem um sistema de rega integrado.

O processo "Lancha Voadora" volta a merecer destaque com a notícia de que o Tribunal Constitucional (TC) acaba de admitir o requerimento de interpelação de recurso de amparo do empresário José Teixeira, que pede que seja declarada a inconstitucionalidade da norma da lei de branqueamento de capitais em que o STJ se baseou para condená-lo a quatro anos e seis meses de prisão. A demissão do director da Cadeia Central da Praia na sequência de um processo disciplinar e a inauguração do Complexo de Frio de São Vicente ainda este ano são outros títulos em evidência na primeira página do jornal.

Bob Barboza traz ao arquipélago programa de ciência e tecnologia enche o caderno Kriolidade. Uma iniciativa que junta o Governo, a Presidência da República, a Universidade de Cabo Verde, o Instituto Pedro Pires, a Câmara Municipal da Praia e duas escolas da capital – OPEP, em Achada Santo António, e ESAD, no Palmarejo – que conhecem a partir de segunda-feira o The Cabo Verde Tenth Island. É um programa criado pelo americano de ascendência cabo-verdiana Bob Barboza que convida professores e estudantes para conversas sobre ciência, matemática, tecnologia e engenharia, tendo a ilha de Santa Luzia como ponto de partida.

São Vicente acolhe de 21 a 25 deste mês o 11º Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL), sob os auspícios da Universidade de Cabo Verde. Cerca de duzentos académicos e pesquisadores de Portugal, Brasil - país de onde vem o grosso dos congressistas (cerca de 60%) -, Espanha, Itália, Bélgica, Alemanha, Reino Unido e Cabo Verde vão apresentar resultados de investigações feitas no espaço da Lusofonia em diversas áreas de estudo.

E Mika Mendes apresenta este fim-de-semana, em discotecas do Algarve (Portugal), o seu mais novo disco: Timelesss. É um disco de kizomba pura em que o filho de Boy Gé Mendes canta em português, inglês, crioulo e francês, copiando a estratégia muito em voga de intérpretes deste género musical: cantar em várias línguas para alargar a sua falange de fãs. Poderá um dia esta tendência estender-se aos géneros tradicionais da música de Cabo Verde?

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau