ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana 1154 25 Julho 2014

Prostitutas nigerianas no Sal são reféns da crença e escravas do tráfico humano em terras de Cabo Verde. Eis a manchete desta edição. São mulheres que vieram para Cabo Verde na esperança de arranjar um trabalho digno mas, ao desembarcarem no Sal, encontraram uma outra realidade. São obrigadas a vender o corpo nas noites de Santa Maria para pagarem uma dívida que nunca acaba do “investimento” feito em roupas, sapatos, acessórios e passagens para conseguirem o passaporte, retido após o desembarque. E, para piorar a situação, os aliciadores usam como trunfo a “maldição” do vudu para obrigar estes jovens a suportar a exploração sexual, em que a violência é o ingrediente principal.

Destaques do Jornal A Semana 1154

Ministro da Justiça pede “pragmatismo” para pôr Tribunais de Relação a funcionar. José Carlos Correia diz que já existem todas as condições legais para instalar os TR. Já o Conselho Superior da Magistratura Judicial entende que o Governo deve antes aprovar a lei que define as suas competências em matéria criminal, estabelecendo os prazos de prisão preventiva e de recursos para as três instâncias: Tribunal de Relação, Supremo Tribunal e Tribunal Constitucional. O CSMJ pede ainda que seja criada uma portaria a declarar a instalação dos TR, bem como a assignar as verbas para o efeito.

Esta edição chama também para a primeira página as notícias "Senha de presença para Conselho da Administração da Assembleia Nacional vai ser anulada"; o "Governo está sem Conselheiro Nacional de Segurança", órgão que funciona sob a dependência directa do Primeiro-ministro porque, por força da Lei que proíbe os reformados de exercer cargos na Administração Pública, o Brigadeiro-General Antero Matos deixou o posto que vinha ocupando desde 2009. E ainda que o "Juiz Antero Tavares deixa o sindicato dos magistrados desencantado com falta de união da classe".

Em um destacável, A Semana fala dos 800 anos da Língua Portuguesa e da sua relação fatal e umbilical com o crioulo, o primeiro filho que a língua de Camões gerou nos trópicos. Merecem também honra de primeira página: a Ponte de Ribeira D´Agua na Boa Vista que estará pronta em Setembro e a detenção de uma emigrante em São Vicente por suspeita de lavagem de capitais.

Já o Suplemento cultural Kriolidade foca em Celina Pereira, que tem novo disco “Areias, Mornas de Bubista” e o segundo volume de “Crianças di Terra”, de Nando da Cruz, que chega ao mercado na segunda-feira, 28, oito anos depois da edição de estreia que foi um sucesso estrondoso.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau