ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana 1208 11 Dezembro 2015

Na edição que chega hoje às bancas o A Semana inaugura o caderno “Grandes Questões, com a entrevista a Donald L.Heflin, a primeira alguma vez concedida por um embaixador dos Estados Unidos a um órgão de informação cabo-verdiano. Donald L.Heflin considera que Cabo Verde deve ser comparado a alguém que “procura sempre competir em escalões superiores ao seu próprio peso”. O diplomata afirma que é desta forma ambiciosa e proactiva que Cabo Verde se posiciona na arena internacional e nas relações com os seus parceiros, para defender os seus interesses, lançar as âncoras de que necessita para o seu desenvolvimento e contribuir para o advento de um mundo mais justo onde os pequenos também têm oportunidades.

Destaques do Jornal A Semana 1208

Na Política, anuncia que o PAICV S.Vicente está a ultimar as listas para legislativas de 2016 e já sanou a controvérsia entre as sensibilidades que disputaram as primárias para a nova liderança. O presidente da Comissão Política Regional (CPR), Alcides Graça, que esteve de reserva para liderar a equipa à Câmara Municipal, ocupa a quarta posição no elenco encabeçado pelo vice-presidente Manuel Inocêncio Sousa. Com uma renovação de 80 por cento, uma excepção é Filomena Martins, a única deputada da legislatura prestes a terminar que consta da nova lista de candidatos à AN no pleito eleitoral de 20 de Março do próximo ano.

No Fogo, a Câmara de São Filipe já tem os seus instrumentos de gestão para o ano económico de 2016, apesar das ameaças de chumbo vindas das bancadas da oposição. Foram aprovados com nove votos a favor, sendo seis dos eleitos do PAICV e três do Grupo Independente Unidos por São Filipe e Solidário (GIUSD). Houve oito abstenções - seis do Grupo Independente Abraçar São Filipe (GIASF) e dois do GIUSD. Para o líder do Executivo Camarário, a aprovação do Orçamento e Plano de Actividades “é fruto de uma governação com diálogo e serenidade”.

Na reportagem, o A Semana retoma o caso do desvio de quase 30 mil contos na Caixa Económica de Cabo Verde. Em carta dirigida a este semanário, Herberto “Bety” Rodrigues aponta falhas “graves”, que terão contribuído para o desaparecimento do dinheiro. O suspeito, que está em prisão preventiva na Cadeia Central de S. Vicente também por suspeita de burla e abuso de confiança, diz-se vítima de uma “cabala”, que levou ao sumiço de documentos importantes dos arquivos e que poderiam ajudá-lo a provar a sua inocência. Na missiva, o bancário abre o verbo para mostrar que a segurança e o controlo do banco falharam em toda a linha, pelo que, na sua óptica, a Comissão Executiva inteira da agência deveria demitir-se, assim como outros responsáveis.

Cifrão

O caderno económico revela que o Porto Grande em São Vicente poderá registar um crescimento exponencial de desembarque de atum que pode provocar um aumento da oferta de emprego estável e qualificado, robustez da economia e mais exportações para o país. A descarga das capturas das frotas europeias de bandeira cabo-verdiana e das unidades internacionais deve atingir as 25 mil toneladas/ano, com perspectivas para chegar às 45 mil toneladas/ano. Parte dessa pesca – 20 mil toneladas – deverá ser transformada pela indústria pesqueira de S. Vicente, revela o Centro de Políticas Estratégicas (CPE). No ano passado, dados do Instituto Nacional do Desenvolvimento das Pescas (INDP) apontaram para uma captura global – pesca artesanal e industrial – de pouco mais de 14 mil toneladas.

Informa ainda que os ingleses do The Resort Group PLC vão antecipar o lançamento da primeira-pedra do empreendimento hoteleiro White Sands Beach & Spa na Boa Vista, projecto que prevê a construção de 835 quartos e está orçado em cerca de 78 milhões de euros. Diz ainda que terminam hoje as negociações entre os governos de Cabo Verde e Senegal, com a assinatura de uma CDT – convenção para evitar a dupla tributação de rendimentos e prevenir a fraude e evasão fiscal. O coordenador nacional da equipa de negociação, Gustavo Moreira, afirma que este processo vai garantir mais segurança jurídica aos operadores – senegaleses que queiram investir no nosso país e vice-versa – e ainda a troca de informação e cruzamento de dados.

Kriolidade

O caderno cultural apresenta o novo livro de David Santos e Nuno Augusto, que nos ajuda a descobrir se somos crioulo de gema ou estrangeiros em terra própria. A obra é lançada esta sexta-feira na Praia e mostra-nos uma perspectiva diferente do país em cerca de 150 fotografias feitas com drone. Ao alcance do olho humano ficam detalhes que não são vistos a partir do solo e que desenham na nossa mente uma imagem diferente e que, em alguns casos, choca com o quadro que nos habituámos a ver.

Dá ainda a onhecer o talento de Keila Helena de Pina, jovem natural de Santiago que criou a linha de moda “Nega Roots” que faz peças para novelas e séries para a maior rede de televisão do Brasil, o Globo. "Gabriela", "Brasileiras - A Selvagem de Santarém" e a longa-metragem internacional "Rouge Brésil" são algumas das produções cinematográficas que tiveram o dedo criativo desta artista crioula.

Lance

Diz que o Comité Paraolímpico de Cabo Verde (COPAC) quer assegurar a participação de mais duas atletas no Rio2016. A aposta recai em Irlanda Lopes, nos 100 metros, na categoria t13, e em Denise Pereira, nos 200 metros, na categoria t12. São atletas que, além de marcar presença na última edição dos Jogos Africanos, tiveram excelentes performances no campeonato nacional de desporto paraolímpico.

Também a Federação Cabo-Verdiana de Taekwondo quer garantir dois atletas nos Jogos Olímpicos, o maior evento desportivo do mundo. Mas atingir este objectivo vai depender do desempenho dos nossos representantes, que terão a missão de subir ao pódio na African Taekwondo Olympic Qualification, que acontece no próximo ano em Marrocos.

Radar - Página 7

E ainda, o regresso do Radar recheado de novidades para deleite dos nossos leitores.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau