ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1126 15 Abril 2016

O destaque Especial do Jornal A Semana hoje nas bancas é feito com o Presidente da Assembleia Nacional, que insurge contra os cabo-verdianos que, a seu ver, têm “vilipendiado” os titulares de cargos políticos e toda a classe política nacional. Neste exclusivo, na hora do adeus, faz um balanço do seu mandato enquanto guardião da Casa Parlamentar. Admite que defendeu o Estatuto dos Titulares de Cargos Políticos, mas salienta que encarou as manifestações contra o diploma como sendo legítimas. Ramos advoga, porém, que «Cabo Verde é o que» neste momento, graças aos políticos que teve desde a independência a esta parte. Por isso, garante que está «a sair de cara levantada e com a sensação de dever cumprido».

Destaques do Jornal A Semana nº 1126

Na Política, dá a conhecer as novas caras do MpD que serão empossadas como deputados nacionais, no dia 20 de Abril. É que, depois que alguns eleitos foram chamados para integrar o elenco governamental de Ulisses Correia e Silva, o MpD foi resgatar pessoas que estavam na condição de suplentes e à espreita de um lugar no Parlamento. As mexidas aconteceram nos círculos eleitorais de Santo Antão, Sal e, sobretudo, Santiago-Sul, onde alguns dos eleitos foram promovidos a governantes. Ao todo foram seis vagas deixadas pelos indigitados ministros Janine Lélis, Abraão Vicente, Luís Filipe, Olavo Correia, Arlindo do Rosário e Fernando Elísio Freire.

Revela que o PAICV na ilha de Santo Antão ainda não tem candidato para disputar a presidência da Câmara da Ribeira Grande. Odailson Bandeira, Arcádio Lopes e Manuel Natividade foram apontados como possíveis candidatos, mas todos negam “embarcar nessa aventura” num concelho-bastião do MpD. Tudo por entenderem que o Edil Orlando Delgado — depois de trabalhar para a vitória do MpD nas eleições legislativas — “está tentado”, mais uma vez, a dar seguimento ao projecto autárquico iniciado há mais de 20 anos naquele concelho.

O jornal traz uma entrevista com o Bispo do Mindelo, que qualifica os actos de terrorismo recém-perpetrados como «uma barbaridade» e «um uso abusivo do nome de Deus para semear o terror e instituir a violência, o medo e a insegurança». Dom Ildo Fortes – que fez estas declarações por ocasião do quinto aniversário da sua elevação a Bispo da segunda Diocese de Cabo Verde – defende que para o mundo ser mais tolerante é preciso “recolocar Deus na vida do homem”. Acerca dos casos de profanação e vandalismo dirigidos contra algumas capelas em Santiago, o representante máximo da Igreja Católica na região norte de Cabo Verde classifica-os de «manifestação da fraqueza humana». Dom Ildo fala das dificuldades e dos ganhos, mas também dos projectos em carteira, designadamente a Pró-Catedral do Mindelo e o Museu de Arte Sacra da Ribeira Brava - São Nicolau. O Bispo de Mindelo diz esperar «que o novo Governo leve por diante as promessas que fez ao povo e que tenha sempre na ordem do dia os bons princípios de governação».

No Social, o jornal revela que a campa do artista Norberto Tavares está votada ao abandono. Por causa disso o percussionista do “Tropical Power” está revoltado com Francisco Tavares, o Edil da Câmara de Santa Catarina de Santiago, a quem acusa de “insultar” a memória de Norberto Tavares ao ignorar a promessa feita há mais de cinco anos de requalificar a campa onde foram sepultados os restos mortais do artista, no cemitério de Assomada. Júnior Gregor diz-se “profundamente triste” com o “estado de abandono” a que a sepultura foi votada e exige uma explicação por parte do autarca quanto ao atraso do processo. Francisco Tavares remete-se ao silêncio.

Dá a conhecer a lição de vida de Merly Fortes da Silva, uma menina que nasceu sem os braços. Ela é uma estudante do 8º ano no Liceu Domingos Ramos e vem impressionando os colegas, professores e funcionários com a sua extraordinária capacidade de resistência e adaptação. Apesar da deficiência, conseguiu aprender a fazer tudo com os pés: não só pentear o cabelo, comer e escovar os dentes – habilidades que revelam a sua determinação em ultrapassar barreiras desde a infância – mas também “com uma caneta encaixada entre os dedos do pé direito, sou capaz de escrever, pintar, desenhar, tanto no caderno como no quadro negro”, revela a menina de 14 anos.

Social noticia ainda que o motim na Cadeia de São Martinho, que aconteceu no Natal de 2005, vai a julgamento no dia 16 de Maio, no Tribunal da Comarca da Praia. Vai ser preciso um mês para julgar os cento e um arguidos – incluido o então director da penitenciária, Carlos Graça, além de guardas prisionais, agentes do Corpo de Intervenção e reclusos, entre suspeitos de motim e tortura – e ouvir as mais de duzentas testemunhas arroladas no processo.

Na Economia, destaca que a Ilha do Sal ganhará mais quatro hotéis ainda este ano. A Cabo Verde Investimentos (CI) considera ser motivo de regozijo, para o país, estes novos empreendimentos que estão a ser construídos na Zona de Desenvolvimento Turístico Integrado da Ilha do Sal (ZDTI). Com as categorias de quatro e cinco estrelas, todos estes empreendimentos serão concluídos até ao final deste ano.

Kriolidade

Faz a sinopse do filme “Coração Atlântico”, que teve estreia nacional no Centro Cultural do Mindelo. O filme conta a história de Lucas, um menino de rua, que tem que percorrer os locais mais recônditos do Mindelo com a missão de encontrar o seu fiel amigo Lucky, antes que seja tarde demais. Lucky, o seu cão de estimação, corre perigo porque as autoridades estão a levar a cabo uma campanha de recolha dos cães de rua antes do Carnaval e da chegada dos turistas à ilha. Lucas luta ainda para salvar a irmã, Telma, vítima do namorado, o terrível Calzé.

Diz que a companhia Criarteatro vai à 5ª edição do Festival internacional de Teatro Português, em Agosto, apresentar “A última Porta”. O grupo teatral, nascido no ano passado, estreia-se a nível internacional no espectáculo da CIA Dragão em São Paulo, Brasil. CriarTeatro, que teve a responsabilidade de fechar o Março Mês de Teatro, recusa falar em dificuldades e quer apostar num registo diversificado de fazer teatro.

E ainda que o Seminário-Liceu de São Nicolau inicia esta sexta-feira, 15, as celebração do 150º da sua fundação. As festividades contarão com a presença do Cardeal Dom Arlindo Furtado, que tem a responsabilidade de descerrar a Placa Evocativa da Efeméride e vai intervir na conferência alusiva à data. Em simultâneo, vai ser aberta uma exposição sobre o Campo de Concentração dos Presos Políticos da ilha de Chiquinho.

Lance

Fernanda Marques diz que Cabo Verde já está preparado para receber os Jogos da CPLP, que acontecem no mês de Junho na ilha do Sal. Prestes a terminar o seu ciclo governativo, a ministra da Educação e dos Desportos assegura que deixa o “trabalho de casa” feito para o seu sucessor dar seguimento à este megaevento, que vai reunir perto de mil atletas e dirigentes dos nove países que falam português.

Radar-Página 7

Um espaço de leitura obrigatória e com muitas novidades.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau