ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1155 26 Setembro 2014

O jornal regressa hoje às bancas recheado de novidades. Na sua manchete principal anuncia que o Governo dispensa o crédito bancário na compra da Casa para Todos. Para isso, acaba de rever os parâmetros de rendimento das famílias e modalidades de compra e venda à Imobiliária Fundiária e Habitat (IFH), sem recurso ao crédito bancário. Está ultrapassado o principal constrangimento que emperra o processo e que já motivou um rosário de críticas e lamentações das famílias que, passada a euforia inicial, viram o seu sonho ruir perante a impossibilidade de cumprir as exigências dos bancos. A boa nova chega pela voz do Presidente do Conselho de Administração da IFH, Paulo Soares.

Destaques do Jornal A Semana nº 1155

Na Política, o MpD vai a primárias para Legislativas. O partido propõe adoptar um sistema misto para a escolha dos deputados às legislativas de 2016 - a Comissão Política Nacional designa um terço dos deputados, deixando que os restantes dois terços sejam escolhidos pelo eleitorado. Ulisses Correia e Silva anuncia ainda para este mês o início de um debate interno sobre o modelo de primárias a ser seguido no MpD.

Do lado do PAICV, o presidente da Comissão Política Regional em Santo Antão revela que o partido vai abrir o ano político com uma série de actividades na segunda quinzena de Outubro. Carlos Delgado destaca que os tambarinas estarão centrados nos preparativos para as próximas eleições, com forte aposta no contacto directo com os eleitores. No Fogo, o Secretário Geral do partido mostra-se descontente com os dirigentes locais e exige eleições já. O processo, que dura há mais de um ano, foi adiado várias vezes, o que fez elevar o nível de tensão e ansiedade dentro da própria estrutura partidária.

O jornal chama para a actualidade o desaparecimento de centenas de processos crimes no Sal. A Procuradoria-Geral da República abriu uma investigação para descobrir o paradeiro dos processos e diz que o "buraco" surgiu quando o magistrado Manuel Filipe foi à Comarca do Sal para fazer a contagem física dos processos, por ordens do PGR Óscar Tavares. O A Semana que chega hoje às bancas retoma o caso IUP na Boa Vista, com novos desenvolvimentos: 300 cidadãos, donos de empreendimentos turísticos, prédios e terrenos decidiram avançar com um processo-crime contra a Câmara de José Pinto Almeida e alguns bancos comerciais. Exigem uma indemnização de 400 contos, como forma de repor o dinheiro que pagaram a mais de Imposto Único sobre o Património (IUP), calculado e cobrado de forma ilegal pela edilidade desde 1988 até esta data.

Pedro Correia é o novo Director Nacional de Receitas, José Maria Veiga no INPS e Humberto Brito confirmado no BCV e a compra da Tiver por Angolanos são outros notícias que fazem a primeira página deste jornal, que destaca ainda que a demora em atender uma criança no Hospital Baptista de Sousa pode ter custado a visão esquerda a uma criança; o caso de uma menina de 12 anos grávida de quatro meses de um vizinho de 30 anos, fruto de abusos sexuais continuados e ainda o ultimato dos Guardas Prisionais ao Governo, sob pena de entrarem em greve por tempo indeterminado.

Kriolidade faz-se com Tcheca, um músico “Funky”, Raiz di Polon estreia espectáculo “Bem di Fora” em Novembro e o Mindelact, onde o teatro nacional domina. E ainda, em Suplemento, Mário Lúcio, Ministro da Cultura, diz que “O AME tornou-se numa marca do país”. Já o Lance, fala da tuberculose que está a afectar basquetebolistas da Académica do Mindelo e coloca Daniel Pina entre os 300 mestres do mundo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau