ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº1157 10 Outubro 2014

Esta edição do Jornal A Semana lança o debate sobre a hipótese de Cabo Verde realizar em simultâneo as suas eleições legislativas, presidenciais e autárquicas, à semelhança do que aconteceu no último domingo, 05, no Brasil. O PAICV mostra-se disponível para analisar este novo figurino que optimiza os custos da democracia representativa. Já o MpD teme que a realização das três eleições no mesmo dia possa gerar um efeito de contaminação, confundindo os eleitores sobre a natureza das mesmas, não só durante a votação mas essencialmente no período da campanha.

Destaques do Jornal A Semana nº1157

A actualidade faz-se com a saída abrupta do ex-Governador do Banco de Cabo Verde. Carlos Burgos afirma, num exclusivo ao A Semana, que não se justificava a sua continuidade à frente da instituição. Leitura diferente fazem os seus críticos, que o acusam de desrespeito ao princípio republicano que obriga os titulares de cargos políticos e gestores públicos demissionários ou em fim de mandato a permanecerem em funções até à tomada de posse do seu substituto.

Na economia, o A Semana dá conta que na próxima reunião do Conselho de Concertação Social, o Orçamento Geral do Estado e o Código Laboral vão disputar protagonismo. Tempo para apreciar aspectos relacionados com a política de rendimento e preços em Cabo Verde, tendo como pano de fundo o OGE para 2015, que se orienta no sentido de conter as despesas públicas e garantir um crescimento entre 3 a 4 por cento. A retoma do processo de revisão do Código Laboral e a criação de um Fundo de Desemprego são outras nuvens a prenunciar tempestades no altar tripartido.

O Social retoma a tentativa de homicídio contra o ex-Procurador Geral e diz que o assunto está nas mãos da Polícia Judiciária. A agente da PN que prestava serviço de segurança na residência de Júlio Martins já fez declarações. As suas armas – pistola e AKM - foram inspeccionadas e certificou-se que não efectuou nenhum disparo, pelo que não restam dúvidas de que os tiros ouvidos saíram das armas dos criminosos. E ainda, Suzanna Lubrano conta a sua versão sobre o “sequestro” dos filhos. Falta de oficiais de justiça para auxiliar nas tramitações dos processos pendentes nas Procuradorias da República e Agricultores ameaçados de morte por criadores de gado em Santo Antão são outros assuntos que o jornal chama para a primeira página.

No Kriolidade, lê-se que a cantora Isa Pereira actua com John La Barbera no concerto Wolrd onde string que elogia a guitarra na quinta-feira no Anna Maria Ciccone Theatre em New Jersey, Estados Unidos e Guenny Pires ensina cinema a desfavorecidos de África e sua Diáspora.

Já o Lance destaca o Bubista World Skim Competition, a primeira edição do campeonato internacional de skimboard e que reúne os melhores do mundo entre eles o americano Sam Stinnett, o número um no ranking mundial da modalidade. Dá também à estampa a primeira entrevista do novo Director Geral dos Desportos que fala dos seus planos e ensina: “Temos de saber vender o nosso ’negócio’ - Desporto".

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau