ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Destaques do Jornal A Semana nº 1158 17 Outubro 2014

O Jornal A Semana volta ao caso Zezito Denti D’Oro na sua edição impressa. Anuncia que a Polícia Judiciária faz mais prisões na Praia e que narcotraficantes ameaçaram decapitar um inspector da Polícia científica e entregar como prova a sua cabeça ao mandante em S. Martinho. O aviso foi dado antes da morte de “Zezito”, abatido por agentes do Grupo Operacional Táctico, numa operação que visou investigar ameaças contra a PJ e Procuradores. Zezito estaria a preparar atentados, como o que vitimou a mãe da Inspectora Cátia Tavares, e não se descarta a hipótese que estivesse envolvido com extremistas islâmicos e com Kais Rashid, o sírio ligado ao caso Lancha Voadora.

Destaques do Jornal A Semana nº 1158

Merece também honra de primeira página o crescimento da prostituição masculina em Cabo Verde. São jovens “gigolôs” – homens sustentados por mulheres ou indivíduos do mesmo sexo em troca de prazer – que não se assumem como tal. Recusam ser catalogados como profissionais do sexo. Preferem falar em troca de favores sexuais com uma clientela seleccionada. Gente que não se importa de sustentar e satisfazer os caprichos de rapazes na flor de idade, em troca de sexo.

Na Política a notícia é que José Maria Neves presidirá no dia 24, no Sal, a sua última “rentrée política” enquanto presidente do partido. Já do lado do MpD, a posse do coordenador na França continua a provocar um “terramoto político” que está a abalar as bases do partido. Nem Ulisses Correia e Silva conseguiu acalmar as hostes na sua recente visita àquele país. Ao jantar de investidura de José Lopes faltaram figuras de peso como Elsa Soares, principal activista em Marselha, Domingos Cardoso, responsável por difundir os ideais do partido em Lyon, e Firmino Gomes, residente em Nice.

O Ministro da Justiça diz que as greves anunciadas pelos trabalhadores dos Registos e Notariado, guardas prisionais e Polícia Judiciária são “oportunistas", pois estas classes profissionais estão a aproveitar-se da abertura do ano judicial para “fazer reivindicações” que o Governo está a resolver.

Ainda na justiça, dos lados da Procuradoria-Geral da República a novidade, neste dia que marca a abertura do Novo Ano Judicial, é. a especialização dos procuradores por secções, segundo a natureza e espécie dos processos: crime contra pessoas, contra património, de natureza económico-financeira e Violência Baseada no Género. Óscar Tavares pretende com esta medida promover a especialização dos magistrados e, desta forma, tornar a justiça mais célere.

A operação “Voo da Águia” volta a fazer manchete com a notícia de que Lígia Furtado, a ex-comissária de bordo da TACV condenada por tráfico de droga neste processo, voltou a frequentar as aulas na Universidade Lusófona, agora com autorização do tribunal. Furtado retoma assim o seu curso de Direito, iniciado há dois anos.

O Cifrão avança que o Plano de Carreira Médica tem normas inconstitucionais e que funcionários e estrangeiros são discriminados, citando o Sindicato Nacional dos Médicos. Escreve ainda que o Meliá Dunas, o maior empreendimento turístico já construído em Cabo Verde e que vai ser inaugurado no próximo dia 25 de Outubro pelo Primeiro-ministro, José Maria Neves, é um “mundo” dentro de um resort.

No Kriolidade, Gil Semedo festeja os seus 40 anos com concerto no Estádio da Várzea. Para a sua festa, o artista da pop nacional convidou Dina Medina, Jorge Neto, Zé Espanhol, Loony Johnson, o irmão Belmiro, Gama e DJ Franklin. Sara Tavares esgota S. Luiz para cantar 20 anos de carreira também é tema deste suplemento.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau